O projeto Bahia Produtiva vai lançar três novos editais no primeiro semestre de 2017 para estimular produtores da agricultura familiar a produzirem mandioca, frutas e oleaginosas no estado. O investimento previsto é de quase R$ 40 milhões. O programa é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia.
Entre 2015 e 2016, mais de R$ 127 milhões foram repassados ao programa. Na Bahia, mais de 13,2 mil agricultores familiares já foram beneficiados por meio de editais. O projeto aijdam tem como objetivo apoiar às cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, caprinocultura e ovinocultura, pesca e ações socioambientais.
A iniciativa também vem fomentando a participação de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas. Dos primeiros cinco editais, 60% do total de beneficiários foram mulheres, destaca o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral. “Temos uma forma democrática de acesso, que é sempre através de editais. As associações e cooperativas acessam um sistema online, onde são pontuadas através do sistema de Barema. As entidades são ranqueadas e as melhores pontuadas são sorteadas”, ressalta.
O Bahia Produtiva está presente nos 27 territórios de identidade do estado.
Fonte: Agrolink
Nenhum comentário:
Postar um comentário