sexta-feira, 23 de abril de 2010

Exportações de frutas crescem no primeiro trimestre de 2010

Depois de uma baixa no ano de 2009, as exportações de frutas voltaram a crescer: até março de 2010 foram embarcadas 113 mil toneladas, uma alta de 0,60%. Algumas frutas até obtiveram um aumento nas exportações, como foi o caso da manga, em 13%, do limão, 11% e do melão, 10%.

Embora a Europa, que é o maior mercado importador, ainda apresente uma redução de 2,24% em relação ao ano anterior, os Estados Unidos ampliaram em 130% a importação de frutas brasileiras, sendo destaques a manga e a maçã.

Os países árabes são o destaque nesses primeiros três meses: houve um aumento de 30% na importação de frutas frescas do Brasil, sendo os principais países compradores Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbia e Omã. Veja aqui mais informações.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pequenos produtores se unem para exportar

Conseguir se adequar a todas as exigências e normas para se tornar um exportador não é tarefa fácil, ainda mais para pequenos produtores. Mas as associações têm provado que a união é capaz de auxiliar o alcance do sucesso, como é o caso da Associação Agrícola de Valinhos. Doze produtores conseguiram a certificação GlobalGap, muito importante para o mercado exterior, e conseguiram começar a exportar para Europa.

Na região de Guaraçaí, maior produtora de abacaxis do Brasil, pelo menos 15 produtores vem, desde 2005, buscando se organizar para iniciar as exportações.

O projeto Fruta Paulista, realizado pelo Ibraf - Instituto Brasileiro de Frutas e o Sebrae-SP foi o responsável pela certificação dos produtores de Valinhos e de Guaraçaí. Ao todo, o projeto promoveu a certificação para mais de 100 pequenos produtores do Estado de São Paulo.

Para conhecer mais exemplos e um pouco mais sobre o projeto, veja a matéria do Suplemento Agrícola do Estadão na íntegra.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Nova Presidência do Ibraf



Devido a problemas de saúde, Moacyr Saraiva Fernandes se afasta da presidência do Ibraf. Quem assume é Jean-Paul Gayet, especialista em administração, marketing e comercialização de frutas, nascido em Le Mans, na França e naturalizado brasileiro.

Ele assumiu o cargo no dia 19 de abril e prevê uma gestão focada no diálogo com consumidores, empresas privadas e entidades governamentais. “Precisamos saber o que pensa o consumidor de frutas, para que as empresas estejam preparadas para adequar o seu produto de acordo com as necessidades de quem o compra”, diz.

Gayet reforça as conquistas do Ibraf ao longo da gestão de Moacyr Fernandes, como o estabelecimento de parcerias e o aumento da visibilidade do Instituto como entidade representativa do setor. Ele assegura que os esforços para a promoção da fruta brasileira e derivados continuarão, uma vez que somos competitivos na exportação de diversas frutas, devido ao período de produção e da qualidade ofertada. “Temos que continuar mostrando a imagem do Brasil lá fora como um fornecedor confiável de frutas frescas e processadas”, afirma Jean-Paul.

Gayet é também presidente da ACF Associated Consultants in the Fruit Industry (Consultores Associados na Indústria de Frutas) e atuou durante 17 anos na direção de uma empresa de produção e exportação principalmente de limas ácidas, melões, e mangas.