sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boas práticas agrícolas – tendência para produção de frutas de mesa



As perspectivas do mercado de frutas de mesa foram apresentadas pelo Maurício de Sá Ferraz, gerente da Central de Serviços de Exportação, durante a EXPOAL 2010 em Altinópolis-SP. O evento reuniu pequenos produtores que cultivam principalmente manga, goiaba, maracujá e pêssego.

Durante a palestra foi apresentado como frutas saborosas e a garantia de origem agregam valor ao produto quando ele atinge o consumidor final. Além disso, foi mostrada a importância de aplicar as Boas Práticas Agrícolas na produção, que consistem em cuidados com o meio ambiente, uso correto de agrotóxicos, respeito aos trabalhadores e cumprimento das leis, mas sem abrir mão do sabor e da qualidade da fruta.

Houve também o depoimento do Osvaldo Dias, presidente da Associação Agrícola de Junqueirópolis, sobre como estas práticas funcionam. Dias contou de como a adoção das Boas Práticas Agrícolas garantiu que a acerola ganhasse cada vez mais espaço no mercado.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estudo aponta benefícios da banana para a saúde

Pesquisadores das universidades de Cambridge, Berkeley e Twickenham, descobriram depois de quase três anos de estudos que a banana é um alimento praticamente completo. Os dados apontados pela pesquisa são bastante interessantes e apresentam a fruta como “quase perfeita”.
Foi descoberto que a banana é uma solução rápida para os baixos níveis de energia graças aos três açucares naturais que contém: sacarose, frutose e glicose. A fruta também é excelente para combater a pressão alta e auxiliar a produção de hemoglobina graças às altas quantidades de ferro.

A banana também possui um alto teor de fibras, auxilia a controlar o stress e a amenizar os efeitos da TPM. Comer a fruta com freqüência reduz o risco de morte por enfarte em 40%.

Além de tudo isso, a banana é barata, fácil de encontrar e não engorda. Confira todos os resultados do estudo no nosso site.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Consumo de vegetais no Brasil ainda está abaixo do recomendado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidas 5 porções diárias de vegetais: frutas, legumes e verduras; mas apenas 18,9% dos brasileiros seguem este parâmetro, segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde.

No entanto, há cidades que apresentam o consumo adequado acima dos 20%, é o caso do Distrito Federal, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. As cidades com pior desempenho são Rio Branco e Belém, que possuem o consumo correto de vegetais em menos de 10% da população.

O estudo mostrou ainda que as mulheres são as que mais consomem vegetais e, quanto maior a escolaridade, maior é a inclusão destes produtos à mesa.

Mais informações no site do Ministério da Saúde.