quarta-feira, 14 de março de 2012

O consumo de frutas nos lares brasileiros


Nesta quinta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Apesar de os consumidores estarem cada vez mais conscientes sobre a importância da seleção de alimentos saudáveis para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida, os brasileiros ainda não consomem a quantidade de frutas necessárias para uma dieta de alta qualidade.

No Brasil, o consumo de frutas evoluiu nos últimos anos. Segundo o estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o consumo de frutas, a média consumida em casa é de 33,50 quilos e a despesa média mensal da família brasileira com frutas é de R$ 13,43, sendo a laranja e a banana as mais consumidas.

Mas, segundo as conclusões da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar do aumento no consumo geral de frutas, a dieta do brasileiro é de baixa qualidade. O incentivo no consumo de frutas é necessário para o aumento da qualidade de vida no país.

O Ibraf, por exemplo, em parceria com o Sebrae-SP, realizou a campanha Saborosa Brincadeira como incentivo ao consumo de frutas e teve como objetivo desenvolver hábitos mais saudáveis nas crianças, sensibilizando também os pais quanto às propriedades nutricionais das frutas e seus benefícios para a saúde de toda a família.

A primeira fase da Saborosa Brincadeira aconteceu em parques e supermercados de São Paulo, e a segunda etapa utilizou o dia das crianças para apresentar brincadeiras divertidas e a importância de uma alimentação balanceada. Conheça mais sobre as frutas apresentadas na campanha no site do Ibraf.