quarta-feira, 17 de junho de 2009

Agroindustrias de frutas recebem missão técnica da U.E

Especialistas analisarão o setor de frutas processadas basileiro


O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), firmou um convênio com a União Européia para desenvolver o Projeto de Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) brasileiras no mercado europeu. A primeira etapa, que teve início em 15 de junho e segue até o dia 19, traz ao Brasil os técnicos espanhóis Patricia Ruiz Magdalena e Germán Cano Muñoz, que visitam e analisam as potencialidades da cadeia agroindustrial de processamento de frutas. O objetivo da ação é concentrar esforços para aperfeiçoar e consolidar o Sistema Agroindustrial das Frutas Brasileiras.

O Projeto é dividido em duas etapas. A primeira que está em andamento visa conhecer as diferenças entre o Brasil e União Européia para adequar os processos e produtos às exigências do mercado europeu; analisar novas aplicações de tecnologias no setor de processamento de frutas e tecnologias emergentes; conhecer o trabalho desenvolvido por programas, instituições européias e centros de excelência adotados como referência para o Setor de Frutas Processadas, em especial França, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Sendo assim, promover e apoiar a capacitação profissional de empresários, gerentes, especialistas, agentes de comércio exterior e técnicos de órgãos públicos.

Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Ibraf, afirma que a ação é uma boa oportunidade. “No futuro saberemos as assimetrias entre a legislação dos derivados de frutas brasileiras e do mercado europeu, quanto ao setor de transformação, embalagem e tecnologia. Após esse fato, adequaremos o que for preciso para aperfeiçoarmos o segmento e ficarmos mais abertos e qualitativos para o exeterior.”