quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sabores do Brasil atrai importador da África do Sul



Como resultado da promoção das frutas brasileiras na África do Sul durante a Copa do Mundo 2010 o importador da empresa Qualichoice, baseada na Cidade do Cabo, virá ao Brasil no final de agosto para visitar empresas no norte do país produtoras de frutas nativas como açaí, cupuaçu e guaraná. Também fará uma passagem por Fortaleza para negociar com indústrias de água de coco.

No final de setembro retorna ao Brasil para participar das rodadas de negócios, organizada pelo Ibraf em parceria com a Apex-Brasil e Francal Feiras, durante a Fruit&Tech.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Setor quer dissociar açaí da Doença de Chagas

A convite do Ibraf – Superintendência Norte e do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Pará –Sindfrutas , as Dra. Elenid Góes, Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas/ Departamento de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde do Pará – SESPA e a Dra. Doriléa Pantoja, também da SESPA, irão ministrar palestra sobre “As Verdades da Doença de Chagas”, no dia 26 de agosto na Federação das Indústrias do Pará – Fiepa, às 17h30.


A doença possui tradicionalmente transmissão vetorial: o barbeiro contaminado, ao picar um indivíduo saudável, provoca coceira e as fezes do inseto penetram na corrente sanguínea. No entanto, há alguns anos foram descobertos casos de transmissão via oral e até hoje são noticiadas histórias de insetos contaminados que foram triturados junto com açaí ou com caldo de cana.

Apesar de pouca incidência em casos originários principalmente da produção artesanal, e não industrial, cada vez mais as empresas de açaí se preocupam com a qualidade e segurança de seus produtos. É importante que os consumidores finais tenham conhecimento dos estudos e inovações tecnológicas em desenvolvimento. Essa é a segunda palestra de uma série que vem sendo organizada pelo Ibraf Norte e pelo Sindfrutas, que visam auxiliar o desenvolvimento da fruticultura no norte do Brasil.