segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EXPORTAR PARA CRESCER - CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE - 10/12/2014




Objetivos

Mobilizar e sensibilizar produtores e exportadores interessados em evoluir nos processos de internacionalização de seus negócios, agregando valor a produtos e serviços com práticas e procedimentos de sustentabilidade sócio-ambiental.

Programação

Abertura:

Rogério Amato, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da Associação Comercial de São Paulo – ACSP; Roberto Ticoulat, Presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx; Ana Paula Shuay, Superintendente de Negócios e Operações da Agência de Desenvolvimento Paulista - DESENVOLVE SP.

Sessão 1 – Panorama geral do Projeto EXPORTA, SÃO PAULO.
Fortalecimento da competitividade de produtores e exportadores Ampliação da base exportadora paulista. Sistema de Informações de Apoio às Exportações do Estado de São Paulo – SIAEXP.
JOSÉ CÂNDIDO SENNA, Coordenador Geral do Projeto EXPORTA, SÃO PAULO, pela FACESP e ACSP.

Sessão 2 – A sustentabilidade socioambiental como fator de agregação de valor e de competitividade de cadeias produtivas globais. Aspectos conceituais da produção mais limpa. Como evitar perdas e desperdícios, em especial em cadeias alimentares. A gestão e a valorização de resíduos. O lixo como fonte de energia, insumos e componentes produtivos. Custos e benefícios para produtores, exportadores e a sociedade.
ALCIDES LOPES LEÃO, Professor da FCA/UNESP e Consultor da ONU/FAO; MOACYR SARAIVA FERNANDES – Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Frutas – IBRAF.

Sessão 3 - Experiências bem-sucedidas nos agronegócios. Abordagem sistêmica “cradle to cradle”, envolvendo reciclagens e energias renováveis. Auditoria e certificação de produtos e processos produtivos A competitividade de produtos de madeira em mercados externos, tais como chapas de fibra, pisos laminados, painéis de partículas de média e alta densidade.

IZABEL TAKITANE, da UNESP, e PAULO CESAR AMANTHÉA, Consultor Internacional da ECTX S.A. (Grupo EUCATEX).

Sessão 4 – Financiamento de projetos e de atividades produtivas sustentáveis. Programas oficiais de apoio a produtores e exportadores. Linhas de financiamento de novas tecnologias e da agricultura de baixo carbono (programas ABC). Custos, prazos, garantias e carências.
LÚCIO ANGNES, da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP; LUCIANA MOORE SURLIUGA, Economista do BNDES

Sessão 5 – Conclusões e recomendações. Próximas atividades conjuntas do Programa de Sustentabilidade e Competitividade.

(EXPORTA, SÃO PAULO/FEPAF/FCA-UNESP).

Encerramento.

Local, data e horário: Associação Comercial de São Paulo - ACSP, rua Boa Vista, 51, 9º. Andar, Centro, São Paulo - SP
10 de dezembro de 2014, das 14h00 às 18h00.

Informações e Taxas de Inscrição:
ACSP: tel: (011) 3180-3500 e tneuma@acsp.com.br.

R$ 100,00 por participante filiado a entidades que promovem e apoiam o evento.

R$ 150,00 por participante não-filiado.

Depósitos a favor da ACSP, CNPJ 60.524.550/0001-31

BRADESCO, Agência: 099-0, Conta Corrente: 259.968-6

Promoção e Realização:

Associação Comercial de São Paulo – ACSP; Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx; Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCA-UNESP; Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP; Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Apoio:
Agência de Desenvolvimento Paulista - DESENVOLVE SP;
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE;
Associação Brasileira da Indústria do Arroz – ABIARROZ;
Brazil Specialty Coffee Association – BSCA;
 ConTrader Comércio Exterior; Fundação Vanzolini;
Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC;
Instituto Brasileiro de Frutas – IBRAF;
Instituto de Promoção do Desenvolvimento – IPD;
INVESTE SÃO PAULO;
Projeto de Extensão Industrial Exportadora - PEIEX