quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sedap apresentará oportunidades de negócios na Fipa

As oportunidades de investimento no agronegócio paraense serão apresentadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), durante a XII Feira da Indústria do Pará (Fipa), que começa nesta quarta-feira, 6; e vai até sábado, 9; no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A Sedap estará no estande do governo do Estado para demonstrar o potencial do Pará nos setores agropecuário e pesqueiro.

O Pará é considerado a última fronteira agrícola do Brasil com os 144 municípios distribuídos numa área continental de quase 1,3 bilhão de km2, da qual 73% são de florestas intocadas e 25 mil km de rios navegáveis. A localização privilegiada próxima de portos da Europa e da Ásia reduz o valor do frete e facilita a exportação. É o principal exportador da região Norte, o quinto Estado que mais exporta no Brasil e o segundo maior saldo da balança comercial.

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) define as áreas onde as atividades podem ser realizadas e promove o desenvolvimento sustentável em todas as regiões. Na pecuária, o Pará possui o quinto maior rebanho bovino do país. São 20 milhões de cabeças com excelente padrão genético e alta produtividade. A certificação internacional de área livre de aftosa com vacinação para todo o Estado é um dos fatores de competitividade para investimento na produção de carne, couro, leite e derivados.

Como maior produtor nacional de pescado, o Pará é responsável por 34,41% da produção brasileira. As oportunidades de negócio nessa área estão no beneficiamento e industrialização do pescado, na produção aquícola (criação de espécies aquáticas), cultivo de peixes ornamentais e pesca esportiva.

Entre as culturas industriais, o Pará possui a maior produção brasileira de dendê, com 350 mil toneladas e uma cadeia produtiva organizada e dinâmica. É uma excelente oportunidade para investir na industrialização de óleos de palma e palmiste, alimentos e biocombustível. O cacau é outra cultura em expansão no Estado que concentra a segunda maior produção brasileira do fruto com crescimento anual de 13% e a maior produtividade do mundo - 916 quilos por hectare. As ofertas de negócio estão na fabricação de chocolate, manteiga, liquor, doces e geleias.

Na agricultura, a produção de frutas tem grande diversidade de espécies e sabores únicos, como cupuaçu, banana, abacaxi e laranja. Mas o destaque vai para o açaí, que ganhou a preferência mundial devido ao grande potencial energético, antioxidante e nutricional do fruto. Além da produção de suco, sorvete, bombons e doces, surgiram novas oportunidades de aproveitamento do açaí na fabricação de adubo, ração, fibras industriais, borra para cosméticos e isolante térmico (xaxim).


Fonte: Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário