segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com dólar alto, agricultores do Paraná trocam plantio de fumo pelo kiwi

Mallet é o município com maior área plantada da fruta no Paraná. Estimativa para a colheita do kiwi em 2015 é de boa produção no estado.


Foto: G1
Em Mallet, na região dos Campos Gerais do Paraná, produtores rurais trocaram o plantio de fumo pelo cultivo de kiwi. A região fria abriga mais de 30 fruticultores, que estão em época de colheita da fruta. Com o dólar alto, a procura pela fruta importada perdeu espaço para a produção nacional.

Alfredo Drewnoski é um dos pioneiros. Começou com 30 mudas e hoje produz 40 toneladas por ano. "Esse ano o kiwi deu bom, está com o tamanho certo e o açúcar no ponto exato", diz o agricultor. Outro produtor chega a contratar pelo menos 20 pessoas para ajudar no trabalho, que é manual. "Vale a pena o investimento. É plantar, produzir, que a venda é certa", afirma o produtor Silvestre Gabriel.

Com a safra deste ano, os produtores conseguem receber, em média, um valor considerado bom - R$ 1,50 pelo quilo. " O que está colhido está vendido. O que ainda não foi colhido, também já foi vendido", garante Rafael Klein, secretário de Agricultura de Mallet.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário