segunda-feira, 4 de maio de 2015

Governo anuncia prorrogação do CAR por mais um ano

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou a prorrogação de um ano do prazo para os agricultores realizarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A informação foi dada durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (04.05), em Brasília. O prazo anterior iria expirar nesta terça-feira, dia 5 de maio.

A adesão dos produtores ao CAR será uma das primeiras exigências do novo Código Florestal, aprovado em 2012. Se os agricultores não estiveram regularizados até 2017, eles serão impedidos de obter financiamentos, uma vez que as instituições de linhas de crédito vão passar a exigir o comprovante do Cadastro. Até o dia 15 de abril, o CAR havia cadastrado apenas 605 mil imóveis rurais no Brasil, menos de 12% do total de 5,2 milhões de imóveis passíveis de cadastro.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, não tinha preenchido nem 1% dos cadastros. No início de abril, o governo gaúcho havia solicitado ao Ministério do Meio Ambiente a prorrogação da data final, assim como os estados do Paraná e Santa Catarina.

O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais do país e tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário