quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeção da safra do Ceará neste ano recua 8,24%

A quarta estimativa do ano para a produção agrícola do Ceará aponta para uma safra de grãos de 1.049.724 toneladas em 2015, correspondendo a uma redução de 8,24% em relação à estimativa inicial (1.143.956 t) e a queda de 1,20% comparativamente a projeção do mês anterior (1.062.458 t). Em abril, as chuvas irregulares e a distribuição localizada fora das áreas eminentemente agrícolas do Estado surpreenderam os técnicos do IBGE, que preveem um aumento ainda maior das perdas da safra cearense neste ano. 

Porém, em comparação a 2014, que foi um ano de seca, a previsão da produção de grãos do Ceará, no quarto mês do ano, é 99,89% superior. Os dados são da edição de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, que se refere ao período de 16 de março a 15 de abril de 2015. O estudo é realizado mensalmente pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 

De acordo com Regina Feitosa, coordenadora do GCEA, apesar das chuvas observadas este ano pelos cearenses, as áreas produtoras de feijão e milho estão prejudicadas devido a irregularidade das precipitações. "A distribuição de chuva está muito irregular, não está sendo adequada. Os municípios já estão fazendo uma avaliação e a indicação é que eles terão perdas maiores do que estavam esperando. O problema é que as chuvas estão acontecendo mais nas regiões que não são tão representativas para as culturas de milho e feijão, como no litoral", explica. 

Produtos 

A produção de frutas também está ameaçada pela redução de água nos açudes. São esperadas para 2015 1.118.212 toneladas de frutas no Estado, o que representa uma redução de 8,47% frente ao primeiro prognóstico do ano (1.298.199 t) realizado em janeiro e 2,30% inferior em comparação a estimativa de março (1.216.146 t). "A água restrita está impactando produção irrigada do Estado", justifica Regina Feitosa. 

Dentre os 48 produtos atualmente levantados no pela pesquisa no Ceará, os dados indicam que houve ampliação em 11 produtos e redução em 22, comparando-se com o mês anterior. Os produtos que apresentam crescimento no mês são batata doce, feijão de corda de primeira safra (Vigna), milho (espiga), tomate, melancia, mamona, mandioca irrigada, castanha de caju (anão), goiaba irrigada, seriguela e palma forrageira. 
Já entre os produtos que apresentam redução, estão: algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz de sequeiro, fava, feijão de arranca de primeira safra, feijão de corda de segunda safra, fumo, milho (grão), cana-de-açúcar de sequeiro, mandioca de sequeiro, acerola e banana irrigada, dentre outros.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário