quarta-feira, 13 de maio de 2015

Especialista americano apresenta pesquisa inédita sobre raleio químico em macieiras da serra gaúcha

Foto: Freepik
Dois dos maiores especialistas em maçãs do mundo estarão em Caxias do Sul para discutir os resultados de experimento de raleio químico da cultura feitos na serra gaúcha em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e AGAPOME. Participam de seminário e dia de campo, em 14 e 15 de maio, Terence Lee Robinson, responsável pelo trabalho e docente da Cornell University, acompanhado por Gabino Reginato Meza, da Universidad de Chile. O evento é organizado pelo Sindicato Rural do município e tem apoio e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).

“O professor Terence é um dos ícones da pesquisa em maçãs de todo o mundo. Temos de aproveitar essa relação que ele tem com a Embrapa e o Estado para levar tecnologia a quem trabalha no campo”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul e chefe da Divisão Administrativa e de Finanças do SENAR-RS, Valmir Susin.

O trabalho será apresentado na próxima quinta-feira (14), às 18:30h, em palestra no Auditório de Eventos e Hospedagem Murialdo, no distrito municipal de Fazenda Souza. Segundo Andrea Rufato, pesquisadora de sistemas de produção sustentáveis da Embrapa Uva e Vinho, que colaborou com o professor Robinson, os experimentos consistiram basicamente em testes de produtos e épocas de aplicação para derrubada do fruto. O raleio químico é considerado uma técnica rápida e eficiente, além de reduzir mão de obra e desgaste das macieiras. Foram 14 pontos de experimentação na serra gaúcha.

Na sexta-feira (15), às 9h, os pesquisadores estrangeiros ainda promovem dia de campo na propriedade de Valdecir Bordin, no interior do município, em São Braz, distrito da Fazenda Souza. O ponto de encontro é na RST 453, em frente à agrícola HF. Os principais assuntos programados são poda e condução da macieira. “Mas eles vão falar de todo o ciclo, da muda à colheita”, garante Susin.

O convite para as atividades é aberto e gratuito. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Caxias do Sul. A expectativa é de 150 pessoas no encontro, entre produtores, trabalhadores rurais, técnicos, agrônomos e estudantes da área.

Essa é a terceira vez que o professor Robinson participa das atividades de pesquisa no Estado. Ele esteve no Rio Grande do Sul em outubro de 2014, para planejar e montar os experimentos de raleio químico, e em janeiro de 2015, para observar o período de colheita.

Fonte: Grupo Cultivar

Nenhum comentário:

Postar um comentário