sexta-feira, 15 de maio de 2015

Agrotóxicos: Análise em vegetais da safra 2013/2014 mostra bom resultado

Segundo o Ministério, para reduzir a ocorrência dessas não conformidades, estão sendo intensificadas as ações de regularização dos registros de agrotóxicos


                                  Foto: Thinkstock
Análises de resíduos de agrotóxicos em vegetais mostram que a maioria das amostras colhidas no ano safra 2013/2014 apresentou índices de conformidade de acordo com o que é estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Isso é o que comprovam ações de fiscais federais agropecuários, cujos resultados foram publicados na terça-feira (12/5), no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, todas as amostras das culturas de alho, amendoim, banana, batata, café, cebola, feijão, soja e trigo apresentaram níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMRs) estabelecidos pela legislação nacional, com um índice de conformidade de 100%.

As culturas de abacaxi, arroz, kiwi, maçã, mamão, manga, milho, tomate e uva não conseguiram alcançar o mesmo índice das primeiras culturas, atingindo um porcentual de conformidade que varia entre 70 e 96,97%. O amendoim, amêndoa de cacau, castanha-do-Pará, feijão, milho e pimenta-do-reino tiveram o índice de conformidade de 83,33% a 97,06%.

Segundo o Ministério, para reduzir a ocorrência dessas não conformidades, estão sendo intensificadas as ações de regularização dos registros de agrotóxicos para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CFSI), conhecidas popularmente como minor crops, conforme estabelecido na Instrução Normativa Conjunta (INC 01/2014).

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário