quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Programa “Aplique Bem” reduz uso de agroquímicos em até 70% no Brasil

O pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Hamilton Humberto Ramos afirma que o programa Aplique Bem conseguiu reduzir o uso de agroquímicos em até 70% nas áreas as quais foi empregado no Brasil. Responsável pela iniciativa, que tem a parceria da Arysta LifeScience, o especialista defende que “é preciso que essas informações cheguem ao campo”.

“Trabalhos realizados pelo Centro de Engenharia e Automação do IAC têm mostrado que reduções de 30 a 70% na necessidade de água e/ou defensivos agrícolas no tratamento fitossanitário de diferentes culturas, de mais de 90% no risco de contaminação do trabalhador e de mais de 80% nos resíduos de defensivos agrícolas em alimentos são possíveis simplesmente trabalhando aspectos básicos da tecnologia de aplicação”, disse Ramos em entrevista ao Portal Global Agrochemicals.

O programa “Aplique Bem” completará dez anos no mercado em 2017, e tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente, proteção do aplicador e redução de custos com a melhor aplicação dos defensivos agrícolas. Segundo o pesquisador, as principais transformações obtidas foram as mudanças nos hábitos dos aplicadores.

Ele aponta que a iniciativa atingiu 50 mil pessoas até hoje, enquanto era necessário atingir um público de dois milhões de trabalhadores a serem treinados. “Ainda é muito pouco”, admite.

Para suprir essa necessidade o IAC lançou este ano a “Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos”, cujo primeiro parceiro é a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal). O projeto tem o objetivo de realizar treinamentos de professores, extensionistas, técnicos de revenda, etc, nas mais diversas áreas da tecnologia de segurança e aplicação de defensivos agrícolas para atuarem como multiplicadores de conhecimento.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário