quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pela primeira vez, Brasil sedia Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Evento vai debater desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, consumo, genética e produção


O Brasil vai sediar, pela primeira vez, o Congresso Mundial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), de 23 a 28 de outubro, em Bento Gonçalves (RS). A coordenação do evento será do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com participação da Embrapa Uva e Vinho; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do governo do Rio Grande do Sul e da prefeitura do município.

Segundo o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), é uma honra para o Brasil sediar, pela primeira vez, o Congresso da OIV. “Além da programação da área científica internacional em vitivinicultura, o evento oportunizará aos participantes conhecer a evolução dos nossos produtos, nossas tradições e a beleza do nosso país."

A edição de 2014 ocorreu na Argentina, e a de 2015 em Mainz, na Alemanha. No evento, que chega a 39ª edição, também será realizada a 14ª Assembleia-Geral da OIV.

Tecnologia e mercado

O tema central do encontro deste ano será a “Vitivinicultura: dos avanços tecnológicos aos desafios de mercado". Entre os assuntos que deverão ser debatidos, estão o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas; a cultura do vinho; consumo saudável e responsável; recursos genéticos; avanços nas tecnologias vinícolas e produção de uva de mesa e suco; e desafios do mercado.

O objetivo do congresso é definir as diretrizes para o setor, bem como apontar recomendações para boas práticas de produção de uva e vinho e condições adequadas para a conservação da bebida. Durante a jornada, estudantes, professores e pesquisadores dedicados à temática da vitivinicultura podem dar visibilidade aos seus trabalhos.

A OIV é um organismo intergovernamental de caráter técnico-científico, com competência reconhecida no campo da videira, vinho, bebidas à base de vinho, uvas de mesa, uvas passas e outros produtos derivados da uva e do vinho. Atualmente, reúne 39 países, entre eles o Brasil. A organização visa a ser referência técnica e científica mundial para a vitivinicultura.

Serviço:

Congresso Mundial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)
Data: 23 e 28 de outubro de 2016
Local: Bento Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário