quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Blairo Maggi segue para a Ásia em busca de novos mercados para o Brasil

A soja é o principal assunto a ser discutido pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante Missão Ministerial e Empresarial na Ásia. Uma comitiva parte com Maggi nessa terça-feira, 30 de agosto. O grupo permanecerá na localidade até o dia 25 de setembro. A viagem havia sido anunciada em junho, logo após Maggi participar de uma reunião de ministros da Agricultura do G20 na China.

No roteiro de visita da comitiva liderada por Blairo Maggi estão Seul (Coreia do Sul), Hong Kong e Chongqing (China), Bangkok (Tailândia), Yangon (Myanmar), Hanói (Vietnã), Kuala Lumpur (Malásia) e Nova Déli (Índia). A missão para Ásia havia sido anunciada pelo ministro Blairo Maggi em junho durante passagem por Cuiabá logo após a sua participação na reunião de ministros da Agricultura do G20, conforme o Agro Olhar já havia comentado.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Luiz Ribeiro e Silva, pontuou ao Agro Olhar que a missão tem como objetivo fortalecer a parceria entre o Brasil com os países asiáticos, ampliando assim os fluxos comerciais e de investimento. Segundo ele, a intenção é atrair novos investimentos, novos mercados, bem como acelerar as negociações que já estão em andamento.

“A Ásia é uma das regiões que mais irá crescer com cerca de 3,2 bilhões de pessoas na classe média até 2030, ou seja, irá demandar alimentos. O Brasil tem o agronegócio como seu maior potencial econômico e irá mostrar a importância do setor para o país e o mundo, além de sua sustentabilidade. Hoje, 61% do território brasileiro é de áreas preservadas”, comentou o secretário do Mapa ao Agro Olhar.

Conforme o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, a soja é um dos pontos a serem tratados durante a missão. “O Brasil é o país que mais exporta soja em grão, porém queremos também exportar produtos de valor agregado. No caso da soja o óleo, por exemplo”.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, integra a comitiva da Missão Ministerial e Empresarial do ministro Blairo Maggi juntamente com o chefe de gabinete, Coaraci Nogueira de Castilho, e o assessor especial do ministro, Marcelo Silveira Tognozzi.

A programação conta com Seminários Empresariais, visitas técnicas e rodadas de negócios em Seul (Coreia do Sul) e em Chongqinq e Hong Kong, na China. Já nas cidades de Bangkok (Tailândia), Yangon (Myanmar), Hanói (Vietnã), Kuala Lumpur (Malásia) e Nova Déli (Índia) serão realizados Diálogos Empresariais com a presença de empresários e visitas técnicas.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário