quarta-feira, 8 de junho de 2016

xtensionistas participam de curso sobre irrigação por aspersão

Com o objetivo de capacitar os técnicos na elaboração de projetos de irrigação, cuja demanda é crescente no Estado, a Emater/RS-Ascar está promovendo um curso para 22 extensionistas da região da Serra, que iniciou nesta terça-feira (07/05) e vai até quinta-feira (09/05), em Caxias do Sul.

O primeiro módulo do curso, de irrigação por aspersão, é ministrado pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, juntamente com a engenheira florestal Adelaide Ramos e o engenheiro agrícola Douglas Corso. A programação, com práticas a campo, incluiu a abordagem dos seguintes assuntos: situação da irrigação no RS e região, água no solo, levantamento plani-altimétrico, concepção de projetos de irrigação, ferramenta Track Maker, cálculos de projetos e orçamentos. A capacitação contará com outros módulos, que serão realizados nos próximos meses, de irrigação por gotejamento, por autopropelido ou carretel, açudagem e manejo da irrigação. "A intenção é trabalhar o uso e manejo adequado da irrigação de uma forma estratégica, visando à produção de alimentos, geração de renda e preservação ambiental", explica Adelaide. 

Segundo Daniel, desde 2010 a Emater/RS-Ascar já treinou mais de 600 técnicos nesta área, e mais de cinco mil projetos foram implantados no RS, que conta com dois programas de incentivo: o Mais Água Mais Renda e o Irrigando a Agricultura Familiar. "Os agricultores estão vendo os resultados que a irrigação proporciona e estão demandando essa tecnologia para se precaver da estiagem, já que há previsão de La Niña. A região da Serra, apesar de ter chuvas mais distribuídas, está demandando muitos projetos na fruticultura, olericultura e pastagens", salienta.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário