segunda-feira, 6 de junho de 2016

Cresce produção orgânica no País

A produção orgânica é registrada em 22,5% dos municípios brasileiros. O número foi divulgado na última quarta-feira, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, durante a Semana dos Alimentos Orgânicos de 2016. O evento está sendo realizado em 25 estados e no Distrito Federal até o próximo dia 5.

Na oportunidade, o coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, disse que a atividade vem crescendo no País. Em 2013, havia 6.700 unidades de produção orgânica.

Hoje, o número chega a 14.449 unidades. Para a organização da produção orgânica brasileira, Rogério lembrou que o ministério conta com as Comissões de Produção Orgânica (CPOR) nas unidades da federação.

Essas comissões coordenam ações de fomento à agricultura orgânica; sugerem adequação das normas de produção e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Elas são formadas por 578 entidades públicas e privadas. “Com essa rede abrimos um espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”, informou Dias.

Fórum

Anualmente, autoridades do mercado mundial de orgânicos se reúnem em São Paulo para debater tendências, desafios, expansão do setor, novos canais de vendas, ampliação da oferta de produtos, entre outros temas.

Esse grande encontro do setor acontece nos dias 8 e 9 de junho, na Bienal do Ibirapuera, durante o 12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, evento integrado à agenda oficial de discussões do setor no mundo, e que é realizado durante a feira Bio Brazil Fair/Fiofach America Latina 2016.

O encontro tem início no dia 8 de junho, às 13h30, com Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que traça um panorama do mercado de orgânicos no Brasil. Na última apresentação do dia, o especialista em Pecuária Sustentável da WWF-Brasil, Ivens Domingos, destrincha as etapas e características do sistema da cadeia produtiva animal juntamente com Osmando Xavier, diretor da Fazenda Timbaúba, e Reginaldo Morikawa, diretor superintendente da Korin Agropecuária. Questões relativas à legislação de insumos, integração produtiva e precificação de produtos orgânicos no mercado compõem a pauta do dia.

Em meio às autoridades nacionais, a grade do dia 9 acolhe também palestras internacionais, com tradução simultânea, ministradas por representantes das principais entidades do mundo ligadas ao setor. Entre as personalidades confirmadas, estão Pablo Dessel, proprietário da Vinecol; Patricia Flores, coordenadora da Ifoam (International Foundation for Organic Agriculture); e Vincent Morel, diretor da Ecocert América Latina.

Os palestrantes internacionais participam do Fórum a convite do Organis (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável) em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário