quinta-feira, 9 de junho de 2016

Frutas e hortaliças do quintal de casa se transformam em ótimas receitas

Muita gente não sabe como aproveitar tudo o que elas podem proporcionar.
Confira as receitas de mangada e geleia de jabuticaba com pimenta.


Muita gente tem no quintal frutas e hortaliças, mas não sabe como aproveitar tudo o que elas podem proporcionar. Para Maria das Graças Oliveira, de Rio Piracicaba, em Minas Gerais, o quintal de casa é a sua fonte de renda. Ela aproveita tudo em receitas saborosas e fez até um livro por conta própria.

A casa fica na entrada da cidade e, de fora, nem dá para imaginar o quintal que ela tem. São 1,8 mil metros quadrados de um pomar cultivado há dez anos por Maria das Graças. Mangueira, pimenteira, mamoeiro, jabuticabeira, limoeiro... É desse quintal diversificado que sai a matéria-prima para as duas receitas que o Globo Rural mostrou: mangada e geleia de jabuticaba com pimenta.

Veja nesse vídeo a visita de Helen Martin na casa de Maria das Graças. Abaixo, confira as receitas completas.

Mangada

Ingredientes:
- 3kg de polpa de manga
- 1kg de açúcar

Modo de fazer:
Bata a manga no liquidificador com pouca água. Peneire e coloque na panela com o açúcar. Depois, leve ao fogo mexendo sempre, até que o doce desprenda do fundo da panela. Isso deve demorar cerca de duas horas e meia, dependendo do fogo.

Geleia de jabuticaba com pimenta

Ingredientes:
- 1 litro de calda de jabuticaba
- 0,5kg de açúcar
- 4 pimentas dedo-de-moça
- 1 folha de louro
- 3 cravos da índia

Modo de fazer:
Ferva a jabuticaba com água fazendo uma calda. Bata a calda no liquidificador com as pimentas, o louro e o cravo da índia. Acrescente o açúcar e leve ao fogo até que tome a consistência de geleia. Um bom teste é levantar a colher sobre a panela e, se a geleia formar gotas grossas ao cair, é sinal de que está no ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário