quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pesquisador do Fundecitrus faz palestra sobre o manejo de psilídeo na Semana da Citricultura

O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda fez apresentação sobre a atualização do manejo de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de HLB (huanglongbing/greening), nesta terça-feira (7), na 38ª Semana da Citricultura, em Cordeirópolis.

A palestra abordou as principais estratégias de combate ao inseto como a influência e importância das brotações, o controle químico feito com aplicações de inseticidas sistêmicos e de contato e o controle biológico por meio da vespinha Tamarixia radiata, inimigo natural do psilídeo.

O pesquisador também falou sobre o monitoramento do inseto e o Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, sistema que monitora o psilídeo por meio de armadilhas amarelas georreferenciadas em sete regiões do parque citrícola. As ações de controle do inseto em áreas externas das propriedades também foram abordadas na apresentação.

Confira abaixo a programação de todas as palestras do Fundecitrus na Semana da Citricultura: 

8/06 - Quarta-feira
9h10 - Adequação do volume de calda e estudo de novas tecnologias para o controle de pragas e doenças dos citros - Marcelo Silva Scapin
14h - Novo sistema de previsão online da podridão floral dos citros - Geraldo José da Silva Junior

9/06 - Quinta-feira
16h - Características de lesões de cancro cítrico associadas à queda prematura de frutos de laranja e implicações no controle - Franklin Behlau
16h40 - Perspectivas para a citricultura brasileira frente ao HLB e ao cancro cítrico - Antonio Juliano Ayres

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário