sexta-feira, 3 de junho de 2016

Parceria entre CEAGESP e EMBRAPA vai orientar setor varejista a expor alimentos

Medida visa evitar perda dos produtos aumentando a qualidade aos consumidores


Uma parceria entre a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) vai dar dicas ao setor varejista de como manter a qualidade e diminuir perdas nos supermercados e estimular o consumo de frutas e hortaliças pelos consumidores.

As frutas e hortaliças frescas são produtos que ganharam grande importância nos supermercados, conquistando espaços bem localizados nas lojas a fim de criar novos negócios às empresas e dar como alternativa às pessoas o acesso a esses alimentos para além das feiras livres.

A proposta tem como objetivo orientar profissionais de supermercados e redes varejistas – dentre eles, repositores – a expor as frutas e hortaliças frescas da melhor forma, estabelecendo cuidados no manuseio a fim de evitar-se perdas devido ferimentos ou contaminação nos alimentos.

Os procedimentos serão ministrados na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), no dia 1º de junho, pelo pesquisador da EMBRAPA Instrumentação, Marcos David Ferreira, e a engenheira de alimentos da CEAGESP, Fabiane Mendes da Camara.

A iniciativa é originária do Programa ‘Manuseio Mínimo’ desenvolvido pelos técnicos do Centro de Qualidade Hortigranjeira (CQH) da CEAGESP que apresenta em cartilha impressa 14 regras para a manipulação das frutas e hortaliças frescas nas gôndolas.

“O ‘Manuseio Mínimo’ é o caminho para o crescimento de vendas, economia de tempo e de dinheiro, manutenção de qualidade e perda zero aos supermercados, além de garantia de segurança alimentar aos consumidores”, diz Fabiane.

Além das orientações, serão apresentados aparelhos para uso no pós-colheita de frutas e hortaliças, como o wiltmeter, atmômetro e fruta eletrônica.

Fonte: CEAGESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário