terça-feira, 31 de maio de 2016

Bayer e Cefetra unem esforços para promover práticas agrícolas sustentáveis na América Latina

A Bayer e a gestora de cadeia de suprimentos agrícolas Cefetra, uma empresa do grupo BayWa, deram início a uma parceria na cadeia de valor para promover o cultivo sustentável de culturas de commodities agrícolas. O objetivo geral da parceria é apoiar agricultores locais na implementação de práticas agrícolas que sejam ambientalmente corretas, socialmente adequadas e economicamente viáveis.

Para alcançar este objetivo, a Bayer apoia os agricultores na obtenção de certificação para a produção responsável de soja por meio de seu programa Valore. A Bayer capacita os produtores a atingirem o nível exigido de certificação, enquanto a Cefetra fornece a certificação que atenda aos requisitos dos fabricantes europeus de rações compostas para a utilização sustentável da soja. O foco inicial da parceria está na produção de soja no Brasil; no entanto, uma abordagem semelhante está sendo planejada para a Argentina.

"Já em 2009, a Cefetra iniciou a certificação da soja de acordo com a norma da Certified Responsible Soy (CRS), hoje uma das principais utilizadas pela indústria de rações na Europa. Em conjunto com a CRS, a Cefetra também utiliza outras normas de certificação, como a RTRS e a ProTerra", explica Daan Vriens, CEO da Cefetra. "A Cefetra sempre focou seu programa de certificação na importação de soja convencional. Por meio desta parceria com a Bayer, conseguimos aumentar ainda mais o volume de soja certificada para atender à crescente demanda de nossos clientes por matérias-primas certificadas", observou o CEO.

"Dentro desta parceria, os especialistas da Bayer compartilharão sua vasta experiência em medidas agronômicas e sustentabilidade, além de prestar apoio aos agricultores. O compromisso da Bayer com a agricultura sustentável é o cerne do nosso negócio. Nosso objetivo é apoiar nossos clientes com soluções integradas de cultivos adaptadas localmente e feitas sob medida para as necessidades individuais", afirmou Stephan Brunner, Gerente Global de Food Chain da divisão Crop Science da Bayer. Além de sementes de alto valor e produtos inovadores de proteção de cultivos, um elemento central das soluções integradas é todo um conjunto de serviços complementares. "Em nossa parceria com a Cefetra, nossa oferta de serviços é voltada especificamente para permitir a certificação dos produtos. Estes serviços abrangem desde consultoria individualizada de culturas, ensaios de demonstração e treinamentos em stewardship de produtos até visitas pré-auditoria para consultas sobre as medidas necessárias para melhorar as operações agrícolas", explica Brunner.

Elaboração de projeto-piloto para colocar a teoria em prática

Já em 2015, a Bayer e a Cefetra elaboraram um projeto-piloto visando elevar os padrões de produção por meio da certificação da soja produzida de forma responsável. Este projeto já permitiu o fornecimento de mais de 120 mil toneladas de soja certificada proveniente do Brasil, com certificação da Cefetra Soja Responsável (CRS) ou da Round Table on Responsible Soy (RTRS).

Como resultado da repercussão positiva deste projeto, as empresas concordaram em reforçar sua cooperação e assinaram um acordo de parceria de três anos de duração. Ambas as partes concordaram em expandir a iniciativa existente de forma a incluir mais produtores no Brasil, bem como novas culturas e outros países. Um projeto-piloto para soja responsável também será iniciado na Argentina este ano.

"A soja é uma cultura muito estratégica para a região e para a Bayer. Queremos avançar a adoção de boas práticas agrícolas e inovação no campo e também ajudar os produtores a melhorarem suas operações agrícolas. A certificação é uma ferramenta importante para isso. Estimulamos os agricultores a buscarem normas de certificação como a RTRS e CRS, pois isso tornará seus negócios ainda mais sustentáveis e também mais rentáveis em longo prazo", resumiu Eduardo Estrada, head da divisão Crop Science da Bayer para a América Latina.

"A Cefetra vê seu papel na cadeia de abastecimento como um de facilitador do processo de transição rumo à produção de soja sustentável certificada. Encontramos na Bayer um parceiro forte que compartilha nosso compromisso e nos ajuda a acelerar o processo", comentou Robert van der Zee, diretor de Operações da Cefetra..

Parcerias na cadeia de valor da Bayer estimulam vínculos mais fortes ao longo da cadeia produtiva e promovem a agricultura sustentável

Em seu modelo de negócio de parcerias na cadeia de valor, a Bayer reúne produtores, comerciantes, processadores e varejistas. Com base no profundo conhecimento que a empresa tem em culturas, o objetivo comum dessas iniciativas de parceria cadeia é melhorar o rendimento e a qualidade da colheita, ajudando a impulsionar o aumento da produtividade e a eficiência com base nos princípios da agricultura sustentável para o benefício de todos os parceiros envolvidos. A Bayer pode tirar proveito de dez anos de experiência em parcerias na cadeia de valor em 30 países, abrangendo mais de 50 culturas, principalmente frutas e vegetais.

Este modelo de sucesso está sendo estendido para culturas de produção em larga escala como soja, canola, trigo e arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário