segunda-feira, 15 de junho de 2015

Preço da laranja cai, mesmo com maior demanda


Segundo o Cepea, indústrias ainda processam frutas próprias e produtores direcionam produto para o mercado de mesa

                                 Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo
O mercado de laranja in natura registrou aumento de demanda nesta semana, mas isso não foi suficiente para sustentar os preços. Foi o que informou na última sexta-feira (12/6) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na parcial desta semana, a laranja pera tem média de R$ 13,10 a caixa de 40,8 quilos, na árvore, queda de 5,4% ante a semana passada.

“A maior procura está atrelada ao clima mais quente dos últimos dias e ao período de recebimento de salários. Ainda assim, as cotações não tiveram sustentação, visto que as indústrias ainda não iniciaram o processamento das frutas de terceiros e, dessa forma, produtores que possuem laranjas prontas para a colheita a destinam ao mercado de mesa”, informam os pesquisadores, em nota.

Quanto às exportações brasileiras de limões e limas, seguem intensas em 2015. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil exportou a todos os destinos 49,8 mil toneladas destas frutas in natura de janeiro a maio, o maior volume para o período. O aumento é de 6% frente ao mesmo período do ano passado e de 53% comparativamente à parcial de 2013.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário