segunda-feira, 15 de junho de 2015

Brasil desperdiça 30% da produção nacional de frutas por ano

Produtos são bons para consumo, mas têm pequenas imperfeições. Com desperdício de um ano daria para encher 625 mil caminhões.


Imagine 625 mil caminhões lotados de frutas, legumes e verduras. Essa é a enorme quantidade de comida que os brasileiros jogam no lixo todo ano. São produtos bons para o consumo, que acabam descartados porque têm pequenas imperfeições.

Se a natureza cochilar um pouquinho, o prejuízo é certo. A alface americana não vai nem sair da roça para o seu Nelson não perder a viagem.

“Sem chance. Está pequeno”, avalia o produtor. “Isso tem perda em todas as produções. Tem gente na região que vai passar trator no mandiocal”.

Pode ser um defeito mínimo, como pintinhas na casca, que a fruta já não tem mais valor comercial nenhum. É uma regra de mercado que, para o produtor, tem sabor de castigo, às vezes, até pior do que praga na lavoura.

É o caso da mexerica, que a Eliselma cultiva sem agrotóxicos.“De cada mil caixas, costuma jogar cem fora. É lixo mesmo. No ano passado, nós jogamos a metade da safra fora, mais ou menos a metade, não tinha comércio. A fruta ficou pequena. Ficou ótima, vermelhinha, doce. Mas não tinha tamanho. E é o tamanho que vende”, conta a produtora rural Eliselma Campos Amorim.

Ao todo, 625 mil caminhões é o que daria para encher com as frutas que o Brasil desperdiça em um ano. Isso representa 30% da produção nacional.

Pela estimativa da Embrapa, a perda de hortaliças é maior ainda. Para dar um exemplo bem prático, o Jornal Nacional colocou o desperdício na balança. Para uma salada de 2 quilos chegar à mesa de uma família brasileira, por exemplo, tem outra de 700 gramas que vai direto para o lixo. Ainda estamos muito longe do índice que especialistas consideram aceitável, de até 5% de desperdício.

“A gente está gastando água, recursos hídricos, e, no final das contas, parte desses recursos hídricos foi em vão, porque o produto não vai ser comercializado ou não vai ser consumido, vai ser jogado no lixo”, diz Antônio Gomes, técnico da Embrapa. 

“Tem muitas pessoas passando fome. Então, desperdício não pode”, diz uma mulher.

Fonte: G1 - via Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário