terça-feira, 16 de junho de 2015

Embrapa desenvolve produtos a base de camu-camu para estimular consumo da fruta

Foto: Compota de camu-camu
(Divulgação Embrapa)
Um projeto da Embrapa Roraima pode trazer grandes avanços para o aproveitamento das fruteiras amazônicas, em especial o camu-camu ou caçari, fruta com maior teor de vitamina C do mundo. É o trabalho ‘Domesticação, melhoramento e valoração de fruteiras nativas da Amazônia', que tem entre seus planos de ação pesquisas para viabilizar o consumo do camu-camu em diversas formas.

Uma das ações de destaque do projeto são os trabalhos com a tecnologia de pós-colheita, entre eles, a análise sensorial das receitas que já foram desenvolvidas pela pesquisa. Nesta fase, são avaliadas as características nutricionais e sensoriais dos produtos a base de camu-camu, como geleias, licores, picolé, chocolates e frutas cristalizadas.

Os testes de análise sensorial estão sendo realizados em diversos pontos de Boa Vista, capital de Roraima, durante o mês de junho. O trabalho é necessário para que haja uma diversidade nos grupos de provadores e identificação das preferências dos consumidores.

Segundo o coordenador do projeto, o pesquisador da Embrapa Roraima da área de Fruticultura, Edvan Chagas, o esperado é que ao final dos testes, as receitas e produtos com maior aceitação sejam disponibilizados para as agroindústrias da região.

O agrônomo explica que a fruta, embora ainda pouco conhecida, pode ser cultivadas para consumo in natura ou para processamento, o que já acontece em países como o Peru. Para Edvan, essa etapa da pesquisa é muito importante, pois agrega valor aos produtos e incentiva o consumo do camu-camu, fruta 10 vezes mais rica em Vitamina C que a acerola.

O projeto ‘Domesticação, melhoramento e valoração de fruteiras nativas da Amazônia' foi iniciado em 2009 e envolve várias instituições de pesquisa, ensino e extensão do Brasil e do exterior. O trabalho tem por objetivo prospectar, coletar e conservar algumas fruteiras nativas, buscando tecnologias que permitam a rápida propagação e domesticação, bem como o seu consumo, tudo de maneira sustentável, contribuindo para o cultivo comercial e o desenvolvimento da fruticultura regional.

Conheça o Camu-camu

O camu-camu ou caçari, como é conhecido na Região Norte, é uma espécie tipicamente silvestre, que brota em áreas alagadas, mas com um grande potencial econômico. A fruta possui casca roxa, opaca e grossa e é riquíssima em Vitamina C. Apesar do elevado potencial nutricional, o camu-camu ainda é pouco utilizado pela população da região por apresentar sabor ácido e gosto adstringência.

A fruta cresce em arbustos ou pequenas árvores e se encontra disperso em quase todo o Estado de Roraima. Contudo, a utilização da fruta ainda se limita a confecção de iscas para o tambaqui. No Peru, o camu-camu já é bastante usado no preparo de sucos, geleias, sorvetes e doces.


Por Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário