terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Viticultura de Qualidade é tema de evento em Santa Catarina

Encontro, com inscrições gratuitas, contará com a apresentação de técnicos da Epagri e Embrapa


Na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro, a Epagri e a Embrapa Uva e Vinho promovem Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade, no Viveiro Renato Viecelli, no Distrito de Anta Gorda, em Videira (SC). O encontro, com inscrições gratuitas, contará com a apresentação de técnicos da Epagri e Embrapa. Eles vão abordar assuntos essenciais para uma boa produtividade, como manejo de cultivares de uva sobre diferentes porta-enxertos, padrão sanitário e morfológico de mudas de videira, o processo de licenciamento de viveiristas e as cultivares de uva da Embrapa para o meio-oeste Catarinense. Os participantes também vão ouvir o depoimento do viveirista e degustar uvas e sucos de novas cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa – Uvas do Brasil.

O evento faz parte do Projeto Mudas de Qualidade Superior (SIBRATEC/FINEP) e do Programa para licenciamento de viveiristas de videira, que visam qualificar e disponibilizar materiais propagativos com garantias sanitárias, genéticas e agronômicas superiores, a um preço acessível aos produtores.

"Desde 2013 tem se realizado um enorme esforço público-privado na busca da produção de mudas de qualidade superior a partir da transferência responsável dos materiais vegetais básicos obtidos pelo programa de limpeza viral da Embrapa Uva e Vinho. Este evento é a possibilidade de mostrar o andamento deste trabalho em Santa Catarina que, junto com as tecnologias desenvolvidas pela Epagri permitirão o avanço tecnológico da viticultura do Vale do Rio do Peixe ", avalia Daniel Grohs, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pelo Dia de Campo.

Serviço:

O que: Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade

Data: 26 de janeiro

Horário: Das 13h30 às 16h

Local: Viveiro Renato Viecelli, Distrito de Anta Gorda, Videira (SC)


Programa:

13h30 - Recepção e Abertura – Gerência Regional da Epagri

13h50 – Estação 1 - Manejo de cultivares de uva sobre diferentes porta-enxertos

Marco Antônio Dalbó – Epagri – Estação Experimental de Videira (SC)

14h10 - Estação 2 – Padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio de parreirais - Daniel Grohs - Embrapa Uva e Vinho

14h30 – Estação 3 – Processo de licenciamento de viveiristas e cultivares de uva da Embrapa - Nelson Feldberg - Embrapa Produtos e Mercado

14h50 -Depoimento do viveirista licenciado - Renato Viecelli

15h10 – Encerramento com degustação de uvas e sucos de novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa

Informações e inscrições: Epagri: (49) 3533-5495 e Embrapa (54) 3455-8071 Viveiro Renato Viecelli – (49)99825-6683


Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário