terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Chamada pública para projetos de agroecologia e produção orgânica

Atenção pesquisadores de universidades públicas e particulares (sem fins lucrativos) de todo país! Foi lançado neste mês o edital nº 21/2016 destinará R$ 10,7 milhões aos melhores projetos voltados para a construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à agroecologia e à produção orgânica, bem como à promoção dos sistemas orgânicos de produção.

Realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Sead e pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Educação (MEC), a chamada pública se encerra no dia 10 de março.

Como inovação, as propostas devem atender a implantação de Unidades de Referência nas áreas produtivas familiares, visando à construção participativa de referências em tecnologias produtivas e sociais voltadas à agricultura familiar. As propostas também devem atender à validação participativa de tecnologias de base agroecológica e orgânica e/ou o compartilhamento de conhecimentos de base agroecológica e orgânica, visando atender às demandas dos agricultores.

Outro requisito obrigatório dos projetos inscritos é que eles contemplem a realização de atividades de formação relacionadas aos temas de interesse da agroecologia e de produção orgânica, buscando a alternância entre teoria e prática. Tais atividades precisam ser realizadas ao longo do projeto, com pontos focais identificados previamente pelas instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), assim como a elaboração de fichas agroecológicas com tecnologias apropriadas à produção orgânica. 

Os projetos enviados devem estar inseridos em uma das seguintes linhas:
Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA);
Linha 2: Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA);
Linha 3: Criação de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT);
Linha 4: Manutenção de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT).

No processo de avaliação, serão considerados critérios como potencial de aplicabilidade para o desenvolvimento regional, atendimento ao público beneficiário, adequação da metodologia e capacidade técnica e gerencial para a execução do objeto.

Esta chamada dá continuidade às ações iniciadas pelo edital nº 81/2013, e apoia projetos de ensino, extensão universitária e pesquisa voltados para a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. 

Acesse aqui o edital


Nenhum comentário:

Postar um comentário