quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cultivo de mamão é testado em assentamento rural de Confresa/MT


No município de Confresa foi implantada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) para avaliar o desenvolvimento da cultura do mamoeiro. O experimento foi montado no Assentamento Independente I, na propriedade do produtor rural Nilson Rodrigues Mota, numa área de meio hectare. Foram plantadas 750 mudas de mamão da variedade Formosa, produzidas pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.

O engenheiro agrônomo e supervisor da Empaer, Adaídes Aíres da Rocha, explica que a URT tem como objetivo fomentar a cadeia da fruticultura, observar o comportamento da cultivar, mostrar toda tecnologia aplicada no sistema de cultivo da fruta e permitir a introdução da cultivar como alternativa de renda e menor risco aos pequenos produtores. “O primeiro passo é mostrar aos agricultores da região como é feito o preparo do solo, plantio, manejo da cultura, tratos culturais e outros”, enfatiza.

Numa área de 98 hectares, o produtor rural Nilson Mota possui vacas leiteiras e produz 120 litros de leite por dia. A principal fonte de renda é a comercialização do produto. O supervisor da Empaer, Adaídes da Rocha, explica que o mamão completa a maturação fisiológica entre oito a nove meses, sendo necessário irrigar a planta para atingir a coloração amarela do fruto. O trabalho de acompanhamento da URT será avaliado durante dois anos.

Conforme o supervisor, o mamão é uma planta semiperene cultivada nos climas tropicais e subtropicais, onde não há chance de geadas ou temperaturas muito baixas. Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. “Com o cultivo do mamão formosa, a intenção é vender para a merenda escolar e, a partir do mês de setembro, quando ocorre a colheita, vamos divulgar os primeiros resultados da fruta”, salienta.

O mamão é uma fruta que possui 86% de água na composição, é rica em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenóides e fibras, além de possuir baixo teor de açúcar e aroma fraco. O mamão também possui algumas propriedades medicinais e pode ser considerada uma fruta calmante, além de ser um ótimo remédio natural para prisão de ventre.

Saf’s/Mapa

A Empaer, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está implantando, no município de Confresa, uma URT sobre Sistemas Agroflorestais (Saf’s) com as culturas de banana, cacau e seringueira. O projeto será executado numa área de um hectare, no assentamento rural independente. Segundo Adaídes da Rocha, o sistema Saf’s pretende fortalecer e desenvolver o potencial produtivo da agricultura familiar. “Essa URT ainda está aguardando algumas mudas de banana e acredito que até o final do ano, já iremos acompanhar a evolução das culturas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário