sexta-feira, 15 de julho de 2016

Embrapa promove curso sobre ácaro-vermelho-das-palmeiras em Conde, Bahia

A Embrapa Tabuleiros Costeiros promove nesta sexta-feira (15/07) curso de capacitação sobre o ácaro-vermelho-das-palmeiras, uma nova praga que atinge os coqueiros no Brasil. O evento acontece no na Câmara de Vereadores do município de Conde (Bahia) com visita em propriedades rurais e demonstração de técnica de amostragem simples e eficiente.

O curso, ministrado pela pesquisadora Joana Maria Santos Ferreira, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, realizado em parceria com a prefeitura e a Secretaria do Municipal do Meio Ambiente de Conde, tem início às 8h e abordará o reconhecimento, introdução e distribuição do ácaro em território nacional, biologia, danos e ações de monitoramento visando a detecção e mapeamento da praga no estado da Bahia. 

O ácaro-vermelho-das-palmeiras Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) é uma praga quarentenária já presente no Brasil, nos estados de Roraima, Amazonas, Pará, Ceará, Alagoas, Sergipe e São Paulo.

"Ainda foi não relatada a presença do ácaro-vermelho-das-palmeiras no estado da Bahia talvez pelo desconhecimento da existência da praga", acredita a pesquisadora. 

Segundo ela, nos países onde ocorre, é considerada uma das principais pragas de palmeiras (91 espécies) entre as quais, o coqueiro, além de plantas ornamentais e da bananeira, pelo seu alto potencial de dispersão e reprodução. Essa praga, em geral, forma grandes colônias na face inferior das folhas/folíolos provocando provocando amarelamento e secamento das folhas, definhamento da planta e perdas na produção.

Fazem parte da equipe organizadora, os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Joana Maria Santos Ferreira, Humberto Rollemberg Fontes e Edson Eduardo Melo Passos e Cláudio Teles, secretário do Meio Ambiente.

Serviço:
Curso de capacitação sobre o ácaro-vermelho-das-palmeiras: nova praga de coqueiro no Brasil
Data: 15/07/2016
Local: Câmara de Vereadores do município de Conde (Bahia), de manhã e visita às propriedades à tarde.

PROGRAMAÇÃO

8:00 às 9:00 hs Credenciamento e abertura 

9:00 às 10:20 hs Nova praga do coqueiro: Reconhecimento, introdução e distribuição em território nacional, biologia e danos do ácaro-vermelho-das-palmeiras Raoiella indica. 

10:20 às 10:40 hs Intervalo 

10:40 às 12:00 hs Ações necessárias de monitoramento para detecção e mapeamento da praga no município e ações preliminares de controle. Importância do envolvimento do Órgão de Defesa Fitossanitária Estadual no mapeamento da praga nas zonas produtoras de coco do Estado da Bahia. 

12:00 às 14:00h – intervalo do almoço

14:00 às 18:00h – Amostragem da presença do ácaro em propriedades do município e demonstração de uma técnica de amostragem simples e eficiente.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário