segunda-feira, 20 de julho de 2015

Escassez de chuva prejudica cultivo do melão no RN

Falta de água para irrigação leva fazendas a interromper a produção. Alguns poços já secaram completamente, outros estão pela metade.


Foto: Globo Rural
A seca está trazendo problemas para os produtores de melão na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. Falta água para irrigar as lavouras e as fazendas reduziram a produção.

Os poços que irrigam uma fazenda de melão entre os municípios de Mossoró e Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, estão com os níveis cada vez mais baixos. Alguns já secaram completamente, outros estão pela metade e a água que tem, está com alto grau de salinidade.

A cerca de 100 quilômetros do local, outra fazenda do mesmo grupo de empresários está abandonada. A produção teve que parar porque todos os poços secaram. A crise com água começou há três anos. As máquinas foram retiradas e os 600 funcionários demitidos. Os canos de irrigação foram desmontados, as casas de motores desativadas.

Essas fazendas estão fechando na pior época possível. Esse era o momento ideal para aumentar as exportações, já que o melão da região acabou de conquistar novos mercados no exterior e o aeroporto de Natal está realizando vôos diários para a Europa, o que facilita o transporte da fruta.

Para manter a produção de melão, a empresa está se livrando de outras culturas que necessitam de mais água, como o mamão e a banana.

O Rio Grande é o maior produtor nacional de melão, com 45% da safra.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário