sexta-feira, 17 de julho de 2015

São Paulo quer estimular plantio de variedades de citros para mesa

Estado de São Paulo é o maior produtor mundial de laranja.
Ideia é que sejam disponibilizadas cerca de 60 variedades.

                        Foto: Reprodução/RBS TV
O Estado de São Paulo, maior produtor mundial de laranja, pretende estimular o plantio de citros de mesa. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, lança nesta sexta-feira (17), em Cordeirópolis, o Programa Citricultura Nota 10. A ideia é que sejam disponibilizadas cerca de 60 variedades e porta-enxertos de citros de mesa para serem validados pelos citricultores paulistas.

Um conjunto de variedades selecionadas pelo programa de melhoramento genético do IAC será validado em pomares semicomerciais. O IAC disponibilizará aos interessados grupos de cultivares de laranja, laranja para NFC (usada para suco natural), de baixa acidez, de umbigo, de polpa vermelha e sanguínea. Também serão oferecidos materiais de tangerina, tangerina tipo poncã, tipo murcote, mexerica e lima ácida.

O programa permitirá uma validação desses materiais em pomares distribuídos no Estado de São Paulo, etapa necessária e que antecede a liberação para o plantio em grande escala e ao Registro Nacional de Cultivares (RNC) no Ministério da Agricultura, informa a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, em comunicado.

Segundo a Secretaria de Agricultura, a citricultura para fruto de mesa tem como características intensiva ocupação de mão de obra e maior agregação de valor por unidade de área cultivada e constitui importante atividade para pequenos e médios produtores. "A citricultura de mesa sempre foi relegada a segundo plano, abastecendo o mercado com cultivares também utilizadas na indústria de processamento. O setor de frutas de mesa necessita de melhor tecnologia, organização, marketing e estruturação de mercado com produtos de maior valor agregado", afirma o pesquisador Marcos Machado, também diretor do Centro de Citricultura IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Fonte: Estadão Conteúdo e Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário