terça-feira, 28 de abril de 2015

Pernambuco avalia qualidade das uvas exportadas para a Europa


Foto: Silvia Tonon

As frutas brasileiras que chegaram aos Países Baixos de setembro do ano passado a janeiro deste ano tiveram um nível de aceitabilidade de 71%, de acordo com análises realizadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) em 351 contêineres de uva exportados para a Europa na safra de 2014. 

Ao todo, foram feitas 1.026 inspeções por empresas holandesa parceiras do Programa Qualifruit.com, projeto do governo de Pernambuco junto a exportadores do Vale do São Francisco e ao Itep. O objetivo do programa é garantir que as frutas exportadas para Europa estejam dentro do padrão de qualidade exigido pelos consumidores locais.

Segundo o instituto, os índices da safra de 2014 apresentam melhora em comparação com 2013, especialmente no aumento dos resultados de inspeção aceitável e bom. Na avaliação passada foram realizadas 1.465 inspeções em 407 contêineres. Os números apontaram que 1.014 estavam aceitáveis, 69% do total.

As atividades do Itep de supervisão das condições e da qualidade de frutas se iniciaram em 2010, a partir da demanda dos produtores-exportadores Vale do São Francisco. A região localizada no semi-árido brasileio é responsável por 90% das exportações brasileiras de manga do país e grande polo produtor de uvas finas e de mesa.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário