quarta-feira, 29 de abril de 2015

Antigos barracões de aves viram estufas para cultivo de morango

Depois da falência do Grupo Diplomata, agricultores dão a volta por cima.
Cultivo de frutas e cogumelos são alternativas que estão dando certo.



Foto: Reprodução/RPC
Mais de dois anos após a falência do Grupo Diplomata, no Paraná, agricultores de Mandirituba, no oeste do estado, resolveram investir em novas produções. Em 2012, mais de 200 produtores tiveram que fechar suas granjas, por causa do fechamento do frigorífico. Agora, eles aproveitam os antigos barracões de aves para plantar morangos.

A escolha em apostar no morango foi feita junto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Estudos mostram que o cultivo de morangos em ambientes protegidos é rentável e mais seguro. As mudas usadas são trazidas do Chile porque são de uma variedade que dá o ano inteiro.

A técnica de cultivo já é bem comum no Rio Grande do Sul, e no Paraná está atraindo a atenção de agricultores. A plantação é feita em cavaletes. Cada coluna tem um sistema de irrigação independente.

"É uma tecnologia de ponta onde o pequeno agricultor, em pouco espaço consegue uma renda
razoável", explica Silvio Galvan, técnico do Emater.

Produtor é exemplo para os vizinhos

Um dos produtores que apostou nessa mudança é Ademir César Moleta. Ele chegou a ter 20 mil frangos, mas de repente a situação mudou. "Agora essa nova fase está sendo boa, estamos alegres, apostando", diz.

Ademir precisou trocar as telhas da antiga granja por lonas brancas, construir a estutura da plantação e instalar telas para proteção. Até as galinhas, que eram a única fonte de renda até pouco tempo, são aliadas nessa nova fase. Com os negócios indo bem dá até para pensar em aumentar a produção. De olho nos resultados Ademir já está montando mais duas estufas.

A propriedade de Ademir Moleta virou modelo na região. Atualmente vinte produtores estão passando por esse processo. "Hoje em dia não dá para viver só de uma alternativa na propriedade, já aprendi a lição", fala o produtor.

Cogumelos

Outros agricultores resolveram investir na produção cogumelos, como é o caso de Francisco Carlos Dubiela. Com os barracões vazios por mais de um ano, ele viveu de bicos nas propriedades vizinhas, até resolver buscar o novo cultivo.

No barracão, a temperatura é controlada, e Dubiela comercializa a produção com um distribuidor de Curitiba. "Tem que procurar recurso para não ficar com tudo perdido. Está dando para viver", comenta. No outro barracão, que também era usado pra criação de frangos, ele quer investir nos morangos, igual ao vizinho, Ademir Moleta.

Quem sabe em pouco tempo cresça o número de produtores cultivando mais frutas e legumes para aumentar a renda.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário