terça-feira, 17 de março de 2015

Pesquisa aponta frutas brasileiras com maior potencial antioxidante

Foto: Acerola (freepik)
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Ceará, avaliaram as propriedades da polpa de oito frutas tropicais. O estudo constatou que a acerola é a campeã em relação às propriedades antioxidantes, importantes na proteção contra doenças cardiovasculares e contra certos tipos de câncer.

A pesquisa, desenvolvida pelo doutorando Mário Sérgio de Oliveira Paz em colaboração com pesquisadores do Instituto Politécnico do Porto e do Centro para Bioquímica e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, foi publicada na revista internacional Food Chemistry e destaque na revista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

No trabalho, o pesquisador avaliou as propriedades antioxidantes e antimicrobianas da polpa de oito frutas tropicais: açaí, acerola, cajá, goiaba, graviola, manga, abacaxi e tamarindo. A partir de quatro protocolos distintos, o estudo constatou que a acerola tem altas concentrações de material antioxidante. Açaí, cajá, goiaba, graviola e manga têm índices médios de polifenóis, ao passo que o abacaxi e o tamarindo foram as frutas com menor potencial antioxidante.

Por outro lado, o tamarindo apresentou ação positiva contra todas as bactérias testadas, inclusive alguns dos agentes mais comuns em infecções alimentares, Salmonella e Escherichia coli. O açaí teve uma ação bastante fraca nesse tipo de proteção.

O trabalho chama a atenção para o fato de que a maioria dos estudos que se dedica à análise das duas características atribui a atividade antimicrobiana à presença de compostos fenólicos (um componente antioxidante). Os resultados com o tamarindo e o açaí, no entanto, apontam uma relação inversa entre as duas propriedades, sugerindo que a atividade antimicrobiana não pode ser atribuída apenas à presença de compostos fenólicos.

A pesquisa está disponível para download pelo link.

Fonte: UFC - Universidade Federal do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário