terça-feira, 17 de março de 2015

Florada antecipada nos pomares pode favorecer os citricultores de Aguaí, SP

Foto: G1
Com as chuvas de 2015, os pomares de laranja e pêra de Aguaí (SP) floresceram mais do que o esperado e a safra pode render quase 284 mil toneladas. O município tem 228 produtores de laranja. Toda a região de São João da Boa Vista (SP), que tem 10 municípios, deve produzir mais de 10 milhões de toneladas. Como as frutas vão ficar maduras fora de época, os produtores podem conseguir preços melhores. É uma esperança para recuperar as perdas causadas pela estiagem no ano de 2014.

As pulverizações aumentaram de uma para duas vezes no mês para evitar doenças que atingem a casca da laranja e fazem o fruto perder o valor de mercado. As chuvas no último mês foram 30% acima do esperado e favoreceram o surgimento de novas flores. A expectativa é de mais frutos, já que na florada principal, entre setembro e novembro, os pomares sofreram por causa da baixa umidade e das altas temperaturas.

Essa será a terceira florada, considerada fora de época. Na fazenda de 290 hectares, 30 mil pés vão produzir novamente. “A variedade de pêra está florescendo novamente. Essa fruta vai sair fora de época e esperamos que no mercado in natura tenha um valor agregado bom”, disse o produtor de laranja João Ricardo Ivers.

Para o agrônomo Weber Marti, a nova florada vai ser boa para os produtores. “Na florada principal da primavera houve seca que causou o abortamento de frutos do tamanho das azeitonas. Então o pomar fica debilitado e sem frutos. Essa florada em variedade de peras e algumas limas, ela é comum, só que não tão intenso como nesse ano devido às chuvas. Vai proporcionar maior renda porque sempre pega um valor melhor de mercado do que os frutos da florada principal”, disse.

Antonio Carlos Simoneti possui uma fazenda de 400 hectares com 150 mil pés de laranja que vão florescer novamente. Os botões ainda estão se abrindo e outras duas floradas já renderam frutos. “A quebra foi muito grande na primeira florada, em torno de 30% aqui na região. Depois houve a segunda, mas mesmo assim faltou chuva, derrubou toda a segunda florada, ficou um pouco, mas agora está florescendo de novo e compensando a carga”, falou.

Apesar dos problemas no início da safra, o produtor está confiante. A expectativa, que era de 16 mil toneladas, subiu para quase 20 mil em toda a fazenda. “Espero que saia essas frutas, as chuvas corram normalmente e a produção seja boa”, finalizou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário