quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Empresa catarinense produz fertilizante orgânico para aumentar a produção agrícola em até 30%

A Torta de Neem pode ser a grande chave da sustentabilidade no campo e eficácia na produção

A DalNeem Brasil foi fundada em 2011 em Itajaí (SC). A empresa defende o uso de insumos agrícolas e pecuários ecologicamente corretos. Com isso, pretende contribuir com a redução do uso de agroquímicos agressores da saúde e do meio ambiente. Desde o fim da década de 1990, os fundadores apostam nas pesquisas sobre os derivados do Neem Indiano para incrementar a produção agropecuária.

“Nós demonstramos que com os insumos ecologicamente corretos podemos substituir os agroquímicos sintéticos em produções convencionais. Tudo isso, a um baixo custo. Com esta prática, aumentamos a produtividade e produzimos alimentos saudáveis”, comenta o diretor da DalNeem Brasil, Carlos Motta.

Enquanto a indústria química investe em fungicidas, inseticidas e agroquímicos para a agricultura, a DalNeem Brasil aposta em insumos orgânicos para produzir com sustentabilidade. “O momento atual da agricultura brasileira é ideal para adoção de uma nova cultura. Com o uso sustentável do solo, apostando na adoção de práticas e produtos orgânicos, insumos ecologicamente corretos, poderemos produzir mais, a um baixo custo, na mesma extensão de solo”, afirma Motta.

Torta de Neem pode ser usada na agricultura e pecuária, de acordo com o uso e costume internacional
O principal produto desenvolvido pela empresa catarinense é a Torta de Neem, um insumo agrícola com uso expressivo no Brasil para agricultura e a pecuária, conforme o uso e costume da própria agropecuária nacional, em que pese, por enquanto, em nosso país referido produto esteja apenas registrado para uso agrícola.

O produto é extraído da semente presente no fruto da árvore de Neem, originária da Índia. Possui diversas propriedades medicinais, biocontroladoras, além de ação antisséptica, cicatrizante e imunoestimulante, conforme estudos e práticas internacionais.

Na lavoura, a Torta de Neem é usada como fertilizante e controlador de pragas do solo. A literatura relata a eficácia do produto no controle de pelo menos 500 espécies de insetos e ácaros e muitos produtores em diversas regiões do país já comprovaram a eficácia do produto.

A Torta de Neem aumenta a resistência das plantas a estresses climáticos. Sem essa proteção, o vegetal gasta energia para se recuperar e perde as forças que seriam usadas para produzir. A Torta acelera também a produtividade, ativando o metabolismo para prolongar o viço da planta. Tudo isso, a um baixo custo. Após 15 dias de aplicação, o produto induz a resistência e formação da flor, podendo incrementar a produção em até 30%. “A Torta de Neem é a ferramenta indicada para manter a produtividade mesmo diante das oscilações climáticas”, diz o diretor da Dalneem Brasil, Carlos Motta.

Ao fazer uso da Torta de Neem o agricultor economiza com fungicida, inseticida e mão de obra. O tempo que seria gasto na aplicação e para que o agroquímico deixe de ser um risco imediato ao consumidor também é economizado.

Apesar do registro nacional ser apenas como fertilizante, sabe-se que o produtor brasileiro, no mesmo sentido dos países modernos, utiliza a torta de neem para o controle de pragas que atacam plantações de cenoura, morango, alface, tomate, feijão, milho, pimentões, pastagens entre outras culturas. O uso da Torta também é indicado para jardinagem e paisagismo. Em razão disto a Dalneem Brasil investe em testes científicos para promover o registro da Torta de Neem Dalneem no controle de pragas de solo e outras pragas.

Na produção de animais sabe-se que a Torta de Neem é largamente utilizada em bovinos, caprinos e alguns animais de pequeno porte, para o controle fitossanitário de ectoparasitas (exemplo carrapatos). Há notícias de diversos pecuaristas que por meio do sal misturado a pequena quantidade de torta de neem, utilizam na dieta do rebanho para controle de carrapatos e moscas do chifre, onde verificam não haver riscos ao animal e a quem faz a aplicação. Assim, a Dalneem Brasil batalha para apurar cada vez mais os testes na pecuária, bem como luta para que a legislação brasileira flexibilize registros de produtos fitossanitários com indicação veterinária, de forma a serem feitos com mais rapidez e simplicidade, para que a exemplo do resto do mundo, o produtor brasileiro possa competir no mercado orgânico e no controle eficaz de pragas.

Com a utilização dos produtos derivados do Neem é possível produzir mais, em um menor espaço e com menor custo, gerando um incremento na produtividade entre 20 e 30% e na rentabilidade de 20%.


Fonte: Fator Brasil - Online | BR Químico / ABDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário