quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Alunos da UFMT criam hambúrguer com banana e beijinho de bocaiúva

Estudantes são do curso de ciência e tecnologia de alimentos.
Criações foram apresentadas em feira no campus da UFMT em Cuiabá.


Beijinho, doce bastante popular no Brasil, feito com um fruto típico do cerrado, a bocaiúva. Hambúrguer, normalmente com carne, preparado com biomassa de banana verde da terra e soja. Duas criações de estudantes do curso de ciência e tecnologia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) em Cuiabá que combinaram ingredientes popularmente conhecidos no estado com pratos já prestigiados na culinária nacional.

O 'beijinho de bocaiúva' e o hambúrguer de soja com biomassa de banana foram apresentados durante a última semana na quarta edição da Experimente - Feira de Ciência e Tecnologia do Alimento, evento no qual também foi exposto o 'creme de linhaça'.

A coordenadora da feira é a professora da disciplina Desenvolvimento de Novos Produtos, Wanessa Faria, que explica o porquê do toque regional nas criações. "A cada ano percebemos melhora no que vem sendo apresentado. A busca é por desenvolver um produto viável em relação ao custo dele, ou seja, com custo menor. Nesse sentido, é vantajoso usar produtos regionais", disse.

Beijinho de bocaiúva
Os criadores do produto são os estudantes Marina Abreu e Vinicius Castro. A opção pode ser considerada ousada, dado o sabor marcante do fruto. “Queríamos misturar o beijinho, que é um doce bem popular, que as pessoas gostam bastante, com um produto regional saboroso”, explicou Marina. A ideia inicial, entretanto, não era utilizar a polpa amarela do fruto, e sim, o côco. O baixo rendimento e a difícil extração dele, entretanto, fizeram com que os planos fossem alterados.

O beijinho de bocaiúva leva os mesmos ingredientes do tradicional - leite condensado, margarina (light) e côco ralado para cobrir. E é sem conservantes. Feito na autoclave, uma espécie de panela de pressão no qual é conduzida a esterilização, o doce tem vida útil de prateleira mais longa. "Conseguimos chegar na fórmula certa rapidamente. Os que provaram gostaram do nosso beijinho. E a bocaiúva é rica em vitamina C e potássio", disse Marina.

Hambúrguer
O hambúrguer de soja com biomassa de banana verde tem propriedades que ajudam a diminuir o índice glicêmico e o colesterol ruim, afirmam as estudantes Márcia Silva de Jesus e Antônia Lima de Alvarenga.

A banana verde tem componentes que funcionam como probióticos, ou seja, ajudam a flora intestinal. “A ideia era fazer do hambúrguer, que é um produto faz food bastante consumido, fácil e rápido de preparar, em algo mais saudável e sem gordura”, disse Márcia.

Temperado com ervas finas, alho, sal light e cebola, o hambúrguer é saboroso - até mesmo para quem torce o nariz para o sabor da soja. “Um dos desafios foi diminuir a quantidade de sódio. Queríamos algo com sabor que as pessoas gostassem, mas com menos sódio. Por isso, a opção pelo sal light”, disse Antônia Lima de Alvarenga.

Creme de linhaça
Também foi apresentado na feira o creme de linhaça, uma alternativa saudável, natural e funcional com linhaça. O creme, feito com azeite de oliva, sem adição de ovo e sem glúten, pode ser utlizado como patê e molho pra salada. "É um produto com baixa caloria, pouco sódio e rico em fibras", explicou a estudante Tânia Castro, que desenvolveu o creme junto com a também aluna Thamiris Ribeiro.

Assim como o beijinho de bocaiúva, a ideia original também teve que ser adaptada. "A gente queria fazer maionese de linhaça, mas para se chamar maionese, tem que ter ovo. Então, acabou ficando um creme mesmo", disse Tânia.

Fonte: G1 Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário