sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Ministerio da Integração Nacional e Instituto Brasileiro de Frutas discutem fruticultura irrigada



O Brasil é um dos países mais competitivos do setor. Irrigação é essencial para o cultivo de frutas em alta produtividade.



O secretário nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (MI), Pedro Mousinho, se reuniu, nessa quarta-feira (21/1), em São Paulo (SP), com o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Moacyr Saraiva Fernandes. Durante o encontro, foram abordados assuntos referentes à fruticultura irrigada no País e às demandas do setor. 



A irrigação é essencial para o cultivo de frutas em alta produtividade, pois a fruticultura irrigada não depende do regime de chuvas, o que auxilia a capitalização dos fruticultores. Conforme informações da Ibraf, os avanços tecnológicos da atividade, com sistemas baseados em fertirrigação e microaspersão com controles automáticos, além de técnicas sofisticadas de produção, colheita e pós-colheita, inseriram o Brasil no grupo dos países mais competitivos na área de fruticultura.



O maior polo de fruticultura irrigada do Brasil está situado no Vale do Submédio São Francisco, que abrange Bahia, Minas Gerais e Pernambuco - o forte é a produção de uvas e mangas. O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de frutas tropicais irrigadas e o principal produtor e exportador de melão do País. 



Secretaria Nacional de Irrigação



A Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) do Ministério da Integração Nacional tem como principal objetivo configurar um sistema de gestão para a agricultura irrigada, articulando os órgãos que interagem no setor, apoiando a iniciativa privada e otimizando as áreas públicas como instrumentos de desenvolvimento de regiões menos favorecidas. O órgão também tem a atribuição de promover a irrigação como instrumento de eficiência na produção agrícola e erradicar a pobreza com a geração de emprego e renda.

Fonte:  IBRAF e Ministério da Integração Nacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário