quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Emater distribui mudas de banana geneticamente melhoradas em Altamira/PA

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, na Transamazônica, iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada das primeiras mudas de variedades melhoradas de banana de uma unidade demonstrativa instalada ano passado no assentamento Itapuema. Na área foram inseridas dez variedades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como principais vantagens a resistência à sikatoga negra, considerada a doença mais destrutiva da cultura da bananeira, e maior produtividade. As espécies foram plantadas em meio hectare da propriedade do agricultor Francisco Martins. 

O processo de retirada durará pelo menos uma semana e deve render 300 mudas, que serão distribuídas para 20 famílias de quatro assentamentos vizinhos. Cada uma delas receberá em torno de dez mudas que, cultivadas de acordo com a orientação da Emater, devem resultar em mais duzentas depois de um ano. O objetivo é abastecer a cadeia produtiva de banana da região do Assurini, que é forte principalmente porque as árvores servem como sombreamento provisório das tradicionais lavouras de cacau, com tecnologia de melhoramento genético. 

De acordo com os extensionistas responsáveis, os técnicos em agropecuária Ademar Rodrigues e Josué Cavalcante, as variedades “garantida”, “caprichosa”, “pacovan”, “conquista” e “vitória” apresentaram melhor performance na unidade. “A produtividade pode chegar ao dobro. Além disso, elas revitalizam o plantio em áreas endêmicas de sikatoga, doença para a qual não há tratamento”, explica Cavalcante.

Fonte: Emater/Agencia  Pará de Noticias
16/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário