segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Produtores de abacaxi de Frutal profissionalizam produção com cooperativismo

Região do Triângulo Mineiro responde por 95% da produção estadual; safra 2014/2015 chegou a 82,8 mil toneladas



Minas Gerais é o terceiro estado com maior produção de abacaxi no Brasil: 80% dela se encontra em Aparecida de Minas, distrito de Frutal. Para capacitar produtores dessa localidade, o Sebrae Minas promoveu um programa de capacitação com 25 agricultores familiares. Com o apoio da Emater, o Sicoob Frutal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa Cultura da Cooperação permitiu que os agricultores ampliassem a capacidade de agir coletivamente por meio de consultorias oferecidas por técnicos das instituições parceiras.

A iniciativa teve duração de 18 meses e foi concluída em dezembro. Ao longo do programa, foram realizadas compras coletivas, que diminuíram os custos com a produção, e visitas técnicas em cooperativas de produtores de frutas nas cidades de São Gotardo e Jaíba, em Minas Gerais. O grupo também assumiu a realização da Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi, com o apoio de várias entidades parceiras, e contribuiu para a formação da primeira Cooperativa de Produtores de Aparecida de Minas.

Segundo a analista do Sebrae Minas em Frutal Joana Corrêa, o projeto aumentou consideravelmente a representatividade dos produtores na região. “Em 2017, o Sebrae dará continuidade ao projeto para fortalecer ainda mais a cadeia local de cultura do abacaxi, e ganhar destaque na produção estadual e nacional”, afirma.

Aparecida de Minas possui, atualmente 1.260 hectares de produção da fruta – 70% do município de Frutal –, contando no total, com 160 agricultores. No distrito, ainda há 2.000 hectares de área em formação, destinada ao processo de florescimento do abacaxizeiro que, por não ser uniforme, compromete a regularidade da produção, podendo resultar em frutos não enquadrados no padrão comercial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário