sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Intenso frio permitirá boa colheita de maçã na safra 2016/2017 em Palmas/PR

Os produtores de maçãs de Palmas, sul do Paraná, estão esperando uma boa colheita na safra 2016/2017. As condições climáticas neste ano, com bastante frio, favoreceram o desenvolvimento das plantas e seu ciclo produtivo. A expectativa é ultrapassar as 14 mil toneladas numa área de aproximadamente 400 hectares. A colheita inicia já neste mês com as variedades precoces.

Conforme o Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs(ABPM), Ivanir Dalanhol, até o momento praticamente todos os pomares estão indo bem. Apenas na região de baixa altitude algumas plantações da variedade Gala enfrentaram alguns problemas, mas nada significativo que possa influenciar na perspectiva de colheita. Na altitude dos Campos de Palmas na região do Horizonte a capacidade produtiva por hectare das variedades Gala e Fuji e seus clones será maior que nas safras passadas.

A partir do dia 20 inicia o ciclo de colheita da variedade Eva, que neste ano deverá superar todas as projeções. “Nunca se constatou uma carga tão grande na Eva”, disse Dalagnol. A única preocupação dos produtores é com a ocorrência de granizo que pode comprometer toda a produção. “Se o tempo correr bem teremos uma safra muito boa, pois, os frutos estão bonitos, coloridos e graúdos”, disse ele. Em Janeiro inicia a colheita da Gala, com projeção de 6 mil toneladas e, depois, a Fuji encerra o ciclo até o inicio de Maio com outras 6 mil toneladas.

A produção de maçãs foi responsável por uma movimentação de R$ 21,2 milhões, sendo responsável por 8% do total do Valor Básico de Produção(VBP) de 2015 que ficou em R$ 276 milhões.

Preços elevados nos supermercados

Explicou o Diretor da ABPM que agora o mercado está sendo abastecido pela produção que estava armazenada em sistemas de refrigeração(atmosfera biodinâmica) que tem custo extremamente elevado, fazendo que isso seja naturalmente repassado ao consumidor. Outro fator é que nesta época a produção está concentrada entre poucos distribuidores. ”

Fonte: RBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário