quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Manejo integrado pode reduzir em até 93% a incidência de frutos com cancro cítrico


Resultados da pesquisa com o manejo integrado de cancro cítrico conduzida pelo Fundecitrus, desde 2010, na estação experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Xambrê, região oeste do estado, mostram que a combinação de aplicações de cobre, instalação de quebra-vento e controle do minador dos citros tem grande potencial de prevenção e redução da gravidade da doença. 

As avaliações do experimento mostraram que o manejo integrado pode colaborar com a redução de até 93% da incidência de frutos com sintomas de cancro cítrico, de 97% na severidade e de 54% no número de plantas doentes. Além disso, a produtividade das plantas tratadas com a combinação de cobre, quebra-vento e controle de minador foi 181% maior em comparação com aquelas que não receberam nenhum tratamento.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau, responsável pelo estudo, o manejo integrado dificulta a entrada da bactériaXanthomonas citri, causadora da doença, no pomar e nas plantas e reduz seu impacto e disseminação. “Durante as avaliações, a diferença entre as áreas com e sem tratamento foi tão intensa que apenas caminhando pelo experimento era possível identificar o efeito nas plantas”, diz Behlau.

O foco das aplicações de cobre deve ser em frutos em desenvolvimento, com até cinco centímetros de diâmetro, pois as lesões que surgem nessa fase tem maior potencial de levar à queda prematura. O cobre não impede a entrada da bactéria, mas reduz o potencial de infecção.

A instalação de quebra-vento diminui a intensidade das rajadas de vento que causa atrito entre as plantas, reduzindo a quantidade de ferimentos, que servem de porta de entrada para bactéria, e também da disseminação por meio da água da chuva. O minador dos citros provoca ferimentos nas plantas que facilitam a infecção de cancro cítrico, portanto seu controle deve estar unido às medidas de manejo.

Confira mais informações na matéria completa na edição 33 da revista Citricultor: http://bit.ly/2awPb2

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário