sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Incentivo à produção frutífera em pomar doméstico integra ação de Campanha Regional

Produza seu Alimento e Colha Saúde é o nome da Campanha Regional promovida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Este é o segundo ano de promoção da Campanha, que já beneficiou centenas de famílias rurais e urbanas, escolas e entidades da região, através do estímulo à produção de subsistência, para promover a segurança e soberania alimentar e influenciar na melhoria dos hábitos alimentares e na qualidade de vida.

O destaque deste ano é o incentivo à produção de feijão de grão e vagem, cebola de inverno e verão, mandioca, batata yacon, peixe, além do pomar doméstico. Ações com os produtos trabalhados no ano passado terão continuidade, como a batata-doce, batata inglesa, tomate, morango, galinhas poedeiras, entre outros.

Nos últimos dias, as equipes da Emater/RS-Ascar vêm orientando as famílias de agricultores quanto à qualidade de mudas, práticas do plantio e cultivo, buscando incentivar a implantação ou adequação do pomar doméstico. A iniciativa pretende oferecer às famílias alternativas de produção de frutas o ano todo. Na terça-feira (02/08), a equipe da Emater/RS-Ascar de Barra Funda atendeu 28 famílias do interior, informando quanto a essa prática.

Nesta semana, nos municípios de Novo Tiradentes e Ronda Alta, famílias do meio rural também foram beneficiadas com a ação. "Em todos os municípios a Emater está incentivando a prática dos pomares domésticos, que possam oferecer às famílias frutas o ano todo. A tendência em todo o mundo é por uma procura cada vez maior por alimentos naturais. As frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais à saúde, por isso fazem parte da nossa Campanha", afirmou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário