sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Agronegócio do futuro terá mais robôs e sistemas produtivos integrados

Tecnologias vão ajudar o Brasil a eleva oferta de produtos, reduzir perdas e ganhar eficiência nas operações de campo; assunto está na pauta do primeiro dia do Congresso Brasileiro Online de Agricultura (CBOA)


Uma presença forte de robôs no campo e maior integração de sistemas produtivos fazem parte do cenário desenhado para o futuro do agronegócio no Brasil. Essa é a avaliação de Luiz Tadeu Jordão, co-fundador do Portal Ciência do Solo, plataforma de educação à distância que realiza o 1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura (CBOA). Segundo Jordão, a grande preocupação de produtores rurais, técnicos, poder público, entidades e empresas ligadas ao agronegócio no País deve ser a expansão da produção, a fim de aumentar a oferta de alimentos. "A curva de crescimento da Índia hoje é a mesma da China em 2001. Isso significa que muito provavelmente haverá um forte aumento na demanda por alimentos até o final desta década. Para atender a esse maior consumo mundial precisamos produzir mais, e o Brasil é um dos poucos lugares que pode aumentar sua produção sem necessariamente expandir a área cultivada", explica. 

Entre as soluções apontadas pelo pesquisador está investir na adoção do sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), que contribui para resgatar a produção em áreas degradadas e permite a produção de grãos e carne na mesma área. Outra aposta, de acordo com Jordão, é o uso maior de tecnologia, integrada à agricultura de precisão. "O uso de sensores, seja no satélite, drone ou robô, não vai aumentar a produtividade, mas contribui para que o agricultor deixe de perde. A tendência é usar tecnologias que possam monitorar diariamente os estresses nas lavouras, a fim de que possam ser tomadas decisões mais rápidas e assertivas", comenta. 

Essas e outras tendências do agronegócio no Brasil e no mundo serão debatidas no 1º CBOA, que começa neste domingo, 7 de agosto, e acontece até o dia 13 deste mês. O evento vai proporcionar ao público 34 palestras online e gratuitas de pesquisadores, consultores e economistas, analisando os cenários setoriais, tendências de mercado e novidades em tecnologias e pesquisas agrícolas. “Será uma ótima oportunidade para que produtores rurais, profissionais ligados ao campo, estudantes e demais interessados possam se atualizar sobre temas agrícolas de uma forma gratuita e simples, bastando ter acesso à internet”, afirma Jordão.

Nos dois primeiros dias do 1º CBOA serão debatidas as tendências econômicas do agronegócio no Brasil e no mundo. O painel de abertura do começa às 15h de domingo, 7 de agosto. Os palestrantes do primeiro dia do serão Antonio Roque Dechen (ESALQ/USP), Marcos Fava Neves (FEA-RP/USP), Arthur Schuler da Igreja (FGV/RJ), Luiz Tadeu Jordão (Portal Ciência do Solo) e Godofredo César Vitti (ESALQ/USP). 

Já o segundo painel, na segunda-feira, 8 de agosto, terá o tema “Commodities agrícolas para o Novo Ciclo” e contará com as palestras de Giovani Ferreira (gerente do Núcleo de Agronegócio do jornal Gazeta do Povo), Lucílio Alves (CEPEA-ESALQ/USP) e Paulo Molinari (Safras & Mercado). 

Os outros cinco painéis ao longo do evento trarão 25 são voltados para informações técnicas e cientificas. Os temas tratados serão Ciência do Solo: A Base da Agricultura; Ciência do Solo: Novos Conceitos; Sistemas de Produção: Cultivos; Sistemas de Produção: Novas Tecnologias; e O Futuro para a Proteção de Cultivos. A programação completa pode ser conferida no sitewww.cboa.com.br. 

O 1º CBOA conta com o patrocínio prata da Fortgreen e bronze da Produquímica. 

Serviço

O 1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas através do site www.cboa.com.br, que transmitirá as palestras entre os dias 7 e 13 de agosto. A programação completa está disponível no site do CBOA. 

Sobre o Portal Ciência do Solo 
Criado em 2010, o Portal Ciência do Solo é hoje uma plataforma de educação à distância (EaD) voltada à agricultura. Nasceu com o objetivo de difundirinformações técnicas de qualidade, obtidas a partir de experimentos realizados em um campo próprio, no Norte do Paraná. Além do 1º Congresso Online para o setor, o Portal Ciência do Solo realiza Dias de Campo abertos ao público e que nos últimos seis anos ganharam apoio de instituições como a Embrapa Soja, ESALQ/USP, UNESP e Fundação MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário