segunda-feira, 2 de maio de 2016

Levantamento da fruticultura embasa renegociação dos financiamentos com Banco do Brasil

Um balanço da safra 2015/2016 das frutíferas nos 49 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar Regional Caxias do Sul foi apresentado durante reunião de entidades ligadas ao setor, na manhã desta segunda-feira (02/05), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Caxias do Sul. Participaram representantes da Emater/RS-Ascar, STRs, Sindicato Rural, Fetag/RS, Comissão Interestadual da Uva, Senar, superintendências estadual e regional do Banco do Brasil e Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura. 

Na ocasião, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, apresentou os fatores que impactaram nesta safra e as estimativas de quebra em oito culturas, o que representa 681 mil toneladas a menos de frutas no mercado e um impacto financeiro nas propriedades rurais da região de R$ 445 milhões. “O clima bastante adverso impactou na quantidade produzida, na qualidade e no rendimento financeiro bruto”, afirmou Todeschini. 

Diante dessa realidade, os participantes discutiram o encaminhamento de soluções para os agricultores que tiveram perdas significativas nesta safra e que precisam cumprir suas obrigações com o banco. A insuficiência de recursos do seguro agrícola, a prorrogação dos financiamentos, os novos financiamentos, o aumento dos valores do Proagro Mais para a fruticultura, devido ao alto custo de produção, e a sua desvinculação do Pronaf (no caso do BB), dando a opção de contratação das operações com o seguro agrícola, foram algumas das questões tratadas.

A recomendação é que os produtores rurais que precisam prorrogar o financiamento encaminhem logo o pedido no banco e não deixem nenhuma parcela vencer. As cartas para fazer essa solicitação podem ser preenchidas nos sindicatos ou nos escritórios da Emater/RS-Ascar, e os laudos de perdas poderão ser coletivos, com um relatório individual de receitas. 

A Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura e a Superintendência do Banco do Brasil receberam o relatório de avaliação da fruticultura da Serra Gaúcha - safra 2015/2016, elaborado pela Emater/RS-Ascar, com as perdas dos municípios, documento que reflete as realidades locais e irá servir de base para a renegociação das dívidas.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário