quinta-feira, 5 de maio de 2016

Informações geradas pela agricultura de precisão garantem maior produtividade das lavouras

Ferramentas de alta tecnologia usadas pela AP contribuem para o planejamento e gerenciamento dos processos da produção agrícola


A agricultura de precisão começa a ganhar evidência no Brasil com o investimento, pelos produtores, em equipamentos que podem oferecer informações essenciais para aumentar a produtividade das lavouras e reduzir perdas. Para que haja um maior controle dentro das propriedades, a adoção de novas tecnologias é fundamental. O volume de dados que a agricultura de precisão gera contribui para o planejamento e gerenciamento de todos os processos da produção agrícola, proporcionando maior competitividade.

Além do uso de ferramentas de alta tecnologia, os fundamentos desse sistema de produção podem ser empregados no dia-a-dia das propriedades para organizar e controlar as atividades, gastos e produtividade em cada área. Para Marcio Albuquerque, diretor da Falker, empresa que desenvolve soluções na área, a agricultura de precisão permite um nível de conhecimento sobre a lavoura que reduz a margem para erros e desperdícios, contribuindo decisivamente para o aumento da produtividade. “A agricultura de precisão veio para ficar. O que hoje chamamos de agricultura de precisão, será a agricultura convencional de daqui alguns anos”, afirma Albuquerque. 


O conjunto de ferramentas para agricultura de precisão faz parte da linha de produção da Falker, que há dez anos trabalha neste segmento do mercado agrícola. Neste mês, a empresa está lançando uma nova geração de GPS voltada à coleta de dados para AP, que mantém a simplicidade de uso da versão anterior e é um dos elementos do Kit Falker, que inclui ainda amostradores de solo, software para geração de mapas e instrumentos eletrônicos para análise de parâmetros agronômicos como compactação do solo, controle de irrigação e nutrição de plantas. Conforme Albuquerque, trata-se de uma solução integrada que facilita a coleta de dados para agricultura de precisão. 

A nova versão do GPS FieldBox é um produto nacional, sem concorrentes nacionais e com preço acessível. Ele apresenta um novo hardware eletrônico, software mais leve e com interface renovada, novo design e redução de peso. Entre os destaques do produto estão uma nova tela de sete polegadas, com visualização em todas as condições de iluminação, nova tecnologia de touch-screen, além de mecânica robusta para trabalho em campo. “Este equipamento guia o produtor ao local onde deve ser feita a amostragem e quem que trabalha com amostragem reduz custos e tempo. Com base no resultado, o produtor tem como corrigir o solo em taxa variável”, garante o diretor da Falker.

A funcionalidade da nova versão do GPS FieldBox segue a mesma, sendo utilizado para guiar amostragem em campo. Mais informações podem ser conferidas no endereço http://www.falker.com.br/produto-fieldbox-gps-coletor.php.


Nenhum comentário:

Postar um comentário