sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Colheita da safra brasileira avança acima da média histórica

Com meta de 100 milhões de toneladas de soja no horizonte, a colheita da safra 2015/16 avança acima da média histórica. De acordo com levantamento da Expedição Safra Gazeta do Povo, 13% dos 32,5 milhões de hectares dedicados à oleaginosa já foram colhidos. Na mesma época do ano passado, o índice era de 11%.

Nos dois principais estados produtores do país, Paraná e Mato Grosso, o trabalho de campo também está adiantado. No Paraná, a colheita está próxima dos 25%. No Mato Grosso, as máquinas já retiraram 20% da área cultivada.

No início do ano, em função das intempéries do fenômeno climático, as máquinas encontraram dificuldades. No Paraná, os produtores ficaram semanas consecutivas sem poder retirar o grão das lavouras. Mas, as incertezas climáticas deram lugar ao céu azul e tampo seco, na maioria dos estados.

Expedição Safra

Desde a segunda quinzena de janeiro, a Expedição Safra Gazeta do Povo está na estrada para verificar as condições das lavouras brasileiras. No primeiro roteiro, a equipe de técnicos e jornalistas percorreu a região Centro-Oeste. As análises de campo e as coletas de informações junto a empresas, cooperativas e produtores verificaram que o Mato Grosso do Sul contabiliza estragos causados pelo excesso de umidade, enquanto o Mato Grosso registra forte estiagem que castigou o estado no final de 2015.

A partir desta sexta-feira (12), a segunda equipe do projeto, que completa 10 anos nesta temporada, pega a estrada para cumprir o roteiro pelas lavouras de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O objetivo é verificar se o excesso de chuva no plantio nestes três estados comprometeu a produtividade das lavouras de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário