sexta-feira, 31 de julho de 2015

Minas Gerais promove Simpósio Nacional do Morango

Foto: Freepik
Termina nesta sexta-feira (31/07) o prazo para as inscrições no 7º Simpósio Nacional do Morango, evento técnico que será realizado no período de 11 a 14 de agosto, no campus Inconfidentes do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas), em Pouso Alegre. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site simposiomorango.ifs.ifsuldeminas.edu.br. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, produtores e representantes dos variados segmentos da cadeia produtiva do morango. A realização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Epamig e Ifsuldeminas, com o apoio do IMA, Embrapa, Prefeitura de Pouso Alegre e Fundação Carlos Silvério da Rocha.

Fruta de sabor inigualável, atrativa pela cor, brilho e irresistível pela beleza, o morango tem aberto as portas para o comércio fácil que garante o sustento de milhares de famílias em todo o país. Minas Gerais é o estado responsável pela maior produção nacional, em torno de 72,7 mil toneladas, sendo que, 95% está concentrada na região Sul, onde as condições de solo e clima favorecem o plantio. Devido à expansão dos cultivos em Minas, atualmente a cultura do morangueiro gera de forma direta, cerca de 15 mil empregos diretos e mais de 24 mil indiretos.

De acordo avaliação da comissão organizadora do Simpósio, com as maiores exigências ambientais e sociais, bem como dos consumidores por um produto com melhor aspecto de qualidade, a nova ordem no setor produtivo é a adequação às legislações e ao mercado mais consciente e exigente que está surgindo no Brasil. O evento será uma oportunidade para todos os setores envolvidos na cadeia produtiva do morango debaterem os principais problemas que afetam a cultura, apresentarem novas tecnologias, trocarem informações e também conhecerem os cultivos do Sul de Minas Gerais.

Para o gerente da regional Emater-MG de Pouso Alegre, Alexandre Kurachi, a realização do 7º Simpósio Nacional do Morango coloca em evidência a importância de Minas Gerais na atividade. “O evento propiciará a integração dos diversos segmentos da cadeia produtiva, além possibilitar a discussão de pontos estratégicos para a manutenção e desenvolvimento da cultura do morango no país”, ressalta. De acordo com o gerente, o Sul de Minas tem cerca de cinco mil produtores na atividade. A região tem uma área plantada de aproximadamente 1.423 hectares de morango e produção em torno de 64 mil toneladas/ano.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário