terça-feira, 28 de julho de 2015

Especialistas vão discutir sistemas de produção e mercado em congresso de banana


O município de Corupá (SC) vai sediar, de 18 a 20 de agosto, o III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, um dos mais importantes eventos internacionais relacionados à bananicultura, que vai acontecer no auditório do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Sistemas de produção e mercado compõem o assunto do primeiro bloco de palestras do evento, que tem por tema central "Musáceas no subtrópico: desafios e oportunidades frente à variabilidade climática". Pela primeira vez na história do congresso, pesquisadores de fora da região da América Latina e Caribe foram convidados. Para tratar desse tema, por exemplo, a programação traz a participação de Mike Smith, do Departamento de Agricultura e Pesca de Queensland, na Austrália, que vai falar sobre avaliação de variedades de banana no subtrópico de seu país.

"Pelo fato de o tema central ser banana no subtrópico, achamos conveniente contar com pesquisadores de outras regiões que convivem com essa realidade, como é o caso da Austrália", conta o secretário-executivo do evento e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe (Musalac), Miguel Dita, que é pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ao todo, serão oito palestras sobre esses temas, tendo por moderadores Luiz Alberto Lichtemberg, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), e Thierry Lescot, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, França). A conferência de abertura, a ser proferida por Lichtemberg juntamente com Márcio Sônego, também pesquisador da Epagri-SC, será "Sistemas de produção em musáceas no subtrópico: desafios e oportunidades frente à variabilidade climática". Em seguida, Maria Julia Fagiani e Arnaldo Tapia, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta, Argentina) vão falar sobre o tema "Bananas na Argentina: passado, presente e futuro". Em relação à situação das pesquisas com bananas no Brasil, os pesquisadores da Embrapa Zilton Cordeiro e Domingo Haroldo Reinhardt vão fazer uma análise retrospectiva e do que estar por vir. Já a visão de mercado será destacada na palestra de Orivaldo Dan, da empresa TropSabor, que vai tecer um panorama geral do mercado de banana no Brasil.

"Impacto de eventos climáticos extremos sobre a produção de bananas na Costa Rica" é o tema da apresentação de Jorge Sandoval, da Corporação Bananeira Nacional (Corbana, Costa Rica). Os pesquisadores Charles Staver, da Bioversity International (França), e Marcelo Romano (Embrapa) vão discorrer sobre "Banana e plátano nos sistemas de produção não convencionais: aspectos a considerar em busca da sustentabilidade na América Latina e Caribe".
Na sequência, o pesquisador Edson Amorim, líder do Programa de Melhoramento da Bananeira da Embrapa, e o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisador aposentado Sebastião Oliveira, que durante anos liderou as pesquisas com banana na Embrapa, vão tratar do assunto "Opções de variedades e estratégias de melhoramento das musáceas em função dos sistemas de produção". 

O evento está sob a organização da Embrapa Mandioca Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Musalac, Bioversity International, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), Prefeitura Municipal de Corupá e Instituto Agronômico (IAC).

Programação completa
A programação do congresso — voltado para produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, estudantes e público geral envolvido no setor — abrange, ao todo, 27 palestras. Além de Sistemas de produção e mercado, também serão trabalhados os subtemas Estratégias de manejo de pragas e doenças e Ecofisiologia, solo e clima. 


Reunião da Musalac
Logo em seguida ao congresso, nos dias 21 e 22, será realizada a XI Reunião do Comitê Gestor da Musalac, no Hotel Tureck Garten. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a reunião da rede, criada em 1986. Ao contrário do congresso, a reunião não é aberta ao público em geral, apenas para membros da rede.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário