sexta-feira, 10 de abril de 2015

Consecitrus tem até setembro para divulgar novo estatuto

Elaboração do documento é parte das exigências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica


Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo
A procuradoria do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou no final de março a primeira etapa de formação do Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja (Consecitrus), que consistia apenas na filiação institucional das entidades integrantes, com direito a voto e dos membros apenas participantes. A decisão, no entanto, obriga os membros da entidade a elaborarem um novo estatuto até o final de setembro, quando obrigatoriamente termina a segunda de uma série de etapas a serem cumpridas por determinação do Cade para que o Consecitrus seja efetivado.

No entanto, quase um ano e dois meses após ser aprovado pelo próprio Cade, o Consecitrus se resumiu a encontros formais entre os membros integrantes, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), que representa a indústria, e os representantes dos produtores - Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB). Desde outubro do ano passado os representantes de citricultores tentam elaborar uma proposta de estatuto, mas nem sequer encaminharam o documento para a avaliação da indústria.

Se a elaboração do estatuto ainda é uma incógnita, ao menos já há um substituto interino para o diretor executivo e um dos idealizadores do Consecitrus, o ex-secretário de Agricultura de São Paulo João Sampaio, que renunciou ao cargo no ano passado. O presidente da SRB, Gustavo Junqueira, informou aos membros do conselho que assumirá o posto, em caráter provisório, condicionado à elaboração do estatuto, que deve apontar um nome de um novo executivo.

Fontes: Estadão Conteúdo e Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário